Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se você procurar no Google irá encontrar inúmeros blogs que relatam um easter egg (funcionalidades escondidas por programadores) no Windows 7 chamado Modo Deus, ou God Mode.

 

Parece bem divertido, mas poucos sabem explicar porque isso acontece. Vamos lá:

 

Na sua área de trabalho, crie uma pasta chamada Modo Deus, coloque um ponto e depois digite a sequencia {ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

 

 

Quando você der ENTER para finalizar a criação da pasta o ícone será alterado imediatamente para o que se vê na figura abaixo:

 

 

Ao entrar na pasta, surpresa! Você terá acesso a todas as funcionalidades de configurações do Windows. Veja, são mais de 200 itens, todos reunidos em um só lugar!

 

 

Mas qual o segredo?

 

Tudo isso é bem documentado pela Microsoft em seu site TechNet. O que acontece é que sempre que criamos uma pasta, seja ela com qualquer nome (teste mudar o nome da pasta de Modo Deus para qualquer outra coisa) com uma extensão composta por uma CLSID válida tal pasta será vinculada ao objeto COM correspondente a CLSID.

Para não te deixar tão perdido uma CLSID é um identificador exclusivo que identifica um objeto classe COM (objetos distribuídos).

As CLSID são encontradas no registro do Windows sob HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\Wow6432Node sendo que cada objeto tem o seu em sua estrutura de registro:

 

 

Vejamos um exemplo: no registro do Windows descobre-se que a CLSID da Lixeira é {645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}:

 

 

Se você criar uma pasta com qualquer nome e a extensão da CLSID:

 

 

Quando der ENTER, terá:

 

 

E essa pasta acessará o conteúdo da Lixeira.

 

Legal? PERIGOSSÍSSIMO!!! Pense nas ações danosas que isso pode gerar, como por exemplo, guardar um arquivo abaixo de uma pasta que simula a lixeira pode fazer com que ele não seja encontrado facilmente, passe despercebido para o usuário e até ignorado por programas de antivírus, já que ela terá as funcionalidades de pasta e de Lixeira ao mesmo tempo.

A lixeira falsa:

 

 

A lixeira verdadeira: