Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Você sabe o que é uma conexão dial-up? Se responder a essa pergunta de bate pronto quer dizer que você é das antigas, da época que a Internet era mesmo uma carroça!

Se não sabe o que é isso, vamos lá: conexão dial-up é o nome das conexões feitas via interface de fax-modem, o MOdulator/DEModulator (modulador/demodulador). O fax-modem é uma placa normalmente PCI que quase ninguém mais tem no computador depois que a banda larga se popularizou.

 

 

 

 

 

 

A placa de fax modem, vamos chama-la apenas de modem a partir de agora, possui normalmente dois conectores do tipo RJ-11, desses de telefone. O conector LINE (linha) você conecta ao fio que vai para a tomada do telefone na parede, o conector PHONE (telefone) você conecta ao seu telefone. Então perceba que será necessários dois fios com conectores RJ-11 nas pontas, um para ir da linha telefônica para o modem e outro para ir do modem ao telefone.

 

 

 

 

 

 

Com essa ligação será possível usar tanto o telefone comum como se usa normalmente e também o computador para lidar com a linha telefônica, ou mesmo usar os dois em conjunto.

 

 

 

 

 

 

Com um modem é possível realizar chamadas telefônicas através do computador, realizar conexão através da linha telefônica com outro computador que também possua um modem e também receber chamadas, inclusive identificando o número do chamador, assim como faz um aparelho de BINA (B Identify Number of A- B Identifica Número de A). Para essa última funcionalidade talvez seja preciso contratar o serviço com sua operadora telefônica.

 

 

O modem é comandado por um conjunto de comandos padrão embutidos pelo fabricante chamados de comandos AT. Todos os modem possuem esse conjunto de comandos, alguns podem ter alguns comandos diferenciados com finalidades específicas para cada equipamento, além dos que são exigidos pelo padrão de fabricação.

 

 

É importante procurar e verificar o conjunto de comandos AT do seu modem, para ver exatamente o que é possível ser feito com ele.

 

 

Vou demostrar abaixo alguns desses comandos AT, comuns a todos os modens.

 

 

Bom, placa de modem conectada na placa mãe, driver instalado corretamente no Windows e os fios do da linha telefônica e do telefone devidamente conectados, vamos ver um pouco o que dá para fazer na prática. Vamos brincar um pouco!

 

 

Para conectar-se ao MODEM será preciso saber em que porta serial ele foi instalado, usando o Windows 7, clique com o botão da direita no ícone do Meu Computador, clique na opção Propriedades e em seguida clique no link Gerenciador de Dispositivos (no Windows XP, clique na aba Hardware e clique no botão Gerenciador de Dispositivos):

 

 

 

 

 

 

Encontre e expanda na árvore de dispositivos a opção MODEMS:

 

 

 

 

 

 

Em seguida clique sobre o nome do seu modem com o botão da direita do mouse e depois na opção Propriedades e em seguida clique na aba MODEM:

 

 

 

 

 

 

No topo da janela que aparecer você terá indicado no campo Porta em qual COM está seu MODEM, no meu caso, conforme imagem acima, está na COM7.

 

 

Para acessar seu modem você também precisará de um programa que seja capaz de conectar-se em portas seriais, para esse tutorial eu use o PuTTY, que é gratuito e pode ser encontrado em http://www.putty.org/

 

 

Abra o PuTTY, em Connection Type selecione Serial, no campo Serial Line digite o nome da porta COM onde o seu modem está instalado, no meu caso foi a COM7 e deixe o campo Speedno valor padrão, 9600. Clique no botão Open:

 

 

 

 

 

 

Será aberta outra janela, preta, sem nada escrito. Caso isso ocorra quer dizer que até agora foi tudo certo!

 

 

 

 

 

 

Você terá que digitar um comando para que tudo o que fizermos a seguir seja mostrado nessa janela. Esse comando não aparecerá enquanto você estiver digitando, ao terminar de digitá-lo você deve teclar ENTER e nessa janela será apresentada a resposta OK. Se a resposta for ERROR, tente digitá-lo novamente.

 

O comando para ver o que se esta digitando, ou seja, ativar o echo de comandos, é o que segue:

 

 

 

{code}
ATE1
{/code}

 

 

 

 

 

 

Assim, seguindo essa lógica, mais ou menos padrão para todos os comandos, quando o comando recebe o valor 0 (zero) ele é desativado e quando recebe 1 (um) ele é ativado. Pensando assim fica fácil de entender os comandos AT.

 

 

Continuando, para ativar o reconhecimento de chamadas (caller ID) use o seguinte comando:

 

{code}
AT#CID=1
{/code}

 

 

 

 

 

 

Feito isso, de outro telefone, ligue para o número da linha telefônica que está conectada no modem, você deverá ver algo parecido com isso:

 

 

 

 

 

 

Quando o telefone toca o modem emite mensagem de RING, logo que possível (caso você tenha essa facilidade em sua linha telefônica) o número do chamador (campo NMBR) é mostrado, precedido da data (campo DATE) e horário (campo TIME) daquela ligação.

 

Bom, sabendo isso e pesquisando um pouco mais isso pode te inspirar para desenvolver um monte de coisas!

 

MÃOS-A-OBRA!!!

 

Só por curiosidade, para desativar o echo de comandos o comando é:

 

 

{code}
ATE0
{/code}

 

E para desativar o reconhecimento de chamadas:

 

 

{code}
AT#CID=0
{/code}

 

 

Veja uma lista de comandos AT para modem:

 

AT&Zx=y

Armazenar o número telefônico y na posição de memória x

AT&Zx?

Mostrar o número telefônico existente na posição x

ATDSx

Discar para o número telefônico x (digitar o número telefônico, no caso de PABX usar o comando abaixo)

ATD0,x

Discar para o número telefônico x usando o prefixo 0 para obter linha em PABX

ATDT

Ativa discagem por tons

ATDP

Ativa discagem por pulsos

ATDL

Discar para o último número discado (redial)

ATDL?

Exibir o último número discado

ATI1

Exibir informações sobre o modem

ATI2

Exibir informações sobre a memória RAM do modem

ATI3

Exibir informações sobre o firmware do modem

ATI4

Exibir as configurações atuais do modem

ATL1

Ativa o som do modem com volume baixo (ouvir a ligação pelo modem)*1

ATL2

Ativa o som do modem com volume médio (ouvir a ligação pelo modem)* 1

ATL3

Ativa o som do modem com volume alto (ouvir a ligação pelo modem)* 1

ATL0

Desativa o som do modem

ATM0

O som do modem ficará sempre desligado

ATM1

O som do modem ficará ligado até que uma conexão seja estabelecida

ATM2

O som do modem ficará sempre ligado

ATH0

Desligar uma ligação (colocar no gancho)

ATH1

Atender a uma ligação (tirar do gancho)

ATZ

Desligar uma ligação

ATE0

Desativa o echo de comandos (o que é digitado não aparece na tela)

ATE1

Ativa o echo de comandos (o que é digitado aparece na tela)

*1 ao ouvir a ligação pelo modem caso o som do computador estiver ativado a ligação será ouvida pelas caixas de som ou fones de ouvido;