As distribuições Linux atuais tem milhares, isso mesmo milhares, de comandos e programas disponíveis para as mais diversas e inusitadas aplicações. Aqui irão 10 deles, comandos ou programas, alguns muito úteis outros nem tanto:
1º COWSAY
Cowsay (a vaca disse) é bem popular no mundo Linux, mas esse comando nem sempre está presente por padrão nas distribuições Linux. Talvez seja preciso instalá-lo. No Fedora o comando para isso é:
{code}
yum install cowsay
{/code}
O comando mostra uma vaca em formato ASCII com um balão “dizendo” o que você quiser. Também possível mudar de personagens que ficam em /usr/share/cowsay.
A sintaxe do comando é:
{code}
cowsay [-f caminho para o personagem] [texto]
{/code}
Lista dos outros personagens:
2º FORTUNE
O comando fortune mostra uma frase aleatória com se fosse um biscoito da sorte.
Assim como o cowsay o fortune nem sempre vem por padrão nas distribuições, se for preciso instalá-lo no Fedora use o comando:
{code}
yum install fortune-mod
{/code}
A sintaxe do comando é:
{code}
fortune
{/code}
Você pode combinar as coisas e fazer a vaca dizer a sorte:
O parâmetro –s determina que sejam mostradas apenas sentenças curtas.
3º YES
Não consegui entender ainda por que esse comando existe, mas se existe deve haver algum motivo.
O comando yes repete em loop infinito a string desejada, até que o processo seja interrompido por um CRTL + C ou de outra forma.
A sintaxe do comando é:
{code}
yes [string]
{/code}
4º REV
O comando rev (reverse) mostra a string desejada invertida, ou seja, de trás para frente.
Utilidade? Sei lá, eis a solução, agora arrume um problema para ela! :)
A sintaxe do comando é:
{code}
rev
{/code}
Depois basta ir digitando palavras para elas serem invertidas e CTRL + C para parar.
5º FACTOR
O comando factor mostra todos os fatores primos de um número. Saiba que isso é a base da criptografia moderna, mas o comando é muito simples, e aparentemente muito poderoso também.
Basta digitar qualquer número que ele retorna todos os números primos que multiplicados entre si resultam no número digitado.
A sintaxe do comando é:
{code}
factor [número a decompor]
{/code}
6º TIME
Com o comando time é possível mensurar o tempo de execução de um comando ou programa, dê uma olhada no tutorial desse link: http://www.seucurso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79:cronometrar-a-execucao-de-programas&catid=917:c-c-c&Itemid=76
7º PI
Quer saber o número PI e utilizar isso, por exemplo, em um script Shell? Com apenas uma linha de comando isso é possível:
{code}
seq –f ‘4/%g’ 1 2 99999 | paste –sd-+ | bc -l
{/code}
Ok, um pouco mais difícil esse, mas o que o comando seq faz é gerar sequencias de 4/1 até 4/99999, excluindo 4/2, juntá-las com o comando paste e usar o comando bc para fazer a aproximação matemática necessária.
8º CAL
Precisa dar uma olhadinha em um calendário, rapidamente? Use o comando cal:
{code}
cal [-j] [[mês] [ano]]
{/code}
Com o parâmetro –j são mostrados dias Julianos (o número de dias desde 1º de janeiro) e usando mês e ano você pode mostrar uma data específica.
9º TABUADAS
Ok, isso não é nenhum comando ou programa, é uma linha de comandos como se fosse um script Shell, mas não podia deixar de mostrar essa.
Tente:
{code}
for i in {1..9}; do for j in $(seq 1 $i); do echo –ne $i*$j=$((I*j))\\t;done;echo;done
{/code}
Super útil para quem não é muito bom com tabuadas.
10º FIGLET
O figlet é um comando para quem gosta de escrever usando caracteres. Com ele é tudo muito simples, basta fornecer a palavra e automaticamente ela é mostrada no formado de vários caracteres ASCII.
O figlet também não está presente por padrão na maioria das distribuições, sendo necessário instalá-lo. Para o Fedora o comando é:
{code}
yum install figlet
{/code}
A sintaxe do comando é:
{code}
figlet [palavra]
{/code}