Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

 

 

Você tem um Raspberry Pi, tem conexão fácil com a sua rede local e ele está devidamente conectado, mas está em um cantinho incômodo onde não é possível deixar disponível um monitor, teclado e mouse apenas para seu Raspberry Pi? Se esse for o seu caso ele é o mesmo que o meu! Mas como eu gosto de dizer: sempre há um jeito para tudo!

 

Primeiro é só conectá-lo na rede local e ligá-lo na energia elétrica e pronto.

 

Depois, se quiser utilizá-lo apenas na funcionalidades console basta ter outro computador (notebook, desktop e até mesmo um tablet!) e nele ter um cliente SSH instalado. Para Windows você pode usar o PuTTY, para MAC apenas abra o terminal e use o comando ssh, para o iPAD você pode usar a aplicação Mobile Admin que na versão gratuita permite apenas o cadastro para acesso de um equipamento, perfeito se a idéia é só usar com o Raspberry Pi mesmo!

 

 

 

 

Mas, se você não gosta dessa interface texto básica é possível também acessar a interface gráfica remotamente. Para isso basta seguir alguns poucos passos para ter o Raspberry Pi configurado e pronto para enviar sua interface gráfica remotamente.

 

Em todos os passos abaixo assumirei que você está conectado via SSH (qualquer cliente em qualquer sistema operacional) no console do Raspberry Pi.

 

Primeiro passo é atualizar o sistema:

 

{code}

sudo apt-get update

{/code}

 

Agora é baixar e instalar o servidor VNC. Usaremos o  TightVNC Server:

 

{code}

sudo apt-get install tightvncserver

{/code}

 

 

 

 

Pronto, esses dois passos acima precisam ser executados apenas uma vez.

 

Seguindo, é só executar o servidor:

 

{code}

tightvncserver

{/code}

 

Logo depois será solicitado que você defina uma senha para acesso total à interface remota. Seguindo será solicitado uma senha para acesso apenas visualização (read-only), caso não deseje definí-la, como foi meu caso, responda não para a pergunta.

 

 

Iniciar a seção do servidor VNC:

 

{code}

vncserver :1 -geometry 1024x728 -depth 16

{/code}

 

Esses parâmetros compartilha a tela 1 (:1) com tamanho de 1024x728 pixeis e profundidade de cor de 16 bits.

 

Se estiver usando um MAC OS para cliente VNC você pode ler o tutorial em http://www.seucurso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=196:cliente-vnc-para-o-mac-os-x&catid=913:mac&Itemid=73 para entender melhor como ele funciona. Para o Windows você pode usar o VNCViewer que é livre e de simples utilização.

 

O endereço a ser acessado é o IP do Raspberry Pi seguido da porta do VNC, se o compartilhamento for na tela 1 a porta VNC será 5901, se for na tela 2 a porta VNC será 5902 e assim sucessivamente.

 

 

 

 

Em seguida será emitido uma mensagem de alerta sobre a criptografia do Compartilhamento de Tela, isso acontece porque não estamos usando nenhuma criptografia em nosso compartilhamento. É só usar o botão Conectar.

 

 

 

 

Finalmente a senha para o uso será solicitada, use a mesmo que foi definida anteriormente para o acesso total:

 

 

 

 

Você terá a tela da interface gráfica do seu Raspberry Pi!