Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Programando um servidor NTP no Delphi

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

De forma análoga ao projeto do cliente NTP também podemos criar um servidor de horário usando o Delphi. Uma aplicação que pode fornecer horário a sistemas operacionais e outras aplicações via protocolo NTP.

Um exemplo de uso é quando apenas uma máquina tem acesso à Internet, ou acesso menos restrito que as demais, que pode atualizar aplicações e outras máquinas em uma rede. Também quando não há acesso à Internet, mas é possível conectar um GPS ao computador, o GPS fornece o horário correto ao computador que via servidor NTP repassa aos computadores e aplicações da rede.

 

Construindo:

 

1. Inicie um novo projeto;

2. No novo formulário insira um componente TIdTimeServer:

a. Ajuste a propriedade Active do componente IdTimeServer para TRUE;

 

 

Entendendo o código:

 

O componente IdTimeServer quando ativado começa a obter a data e hora atuais do computador e fornecer via protocolo NTP na porta UDP:123. Para testar seu funcionamento é preciso executar o cliente NTP com a propriedade HOST ajustada para endereço do computador onde o servidor está sendo executado ou com o texto “LOCALHOST” caso seja no mesmo computador.

 

Executando:

 

Execute seu projeto e utilize o cliente NTP do projeto anterior para testar seu funcionamento.

 

 

Comentários  

 
+1 #1 Produtividade ao máximoCarlos Daniel 12-04-2016 09:13
:lol:
O Delphi de fato é muito produtivo, ferramenta de alto nível que precisa ser assim mesmo, o desenvolvedor deve "gastar" tempo planejando a aplicação e o banco de dados, implementar código em si deve ser o mais produtivo possível.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: