Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Modo Deus no Windows 7

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 13
PiorMelhor 

Se você procurar no Google irá encontrar inúmeros blogs que relatam um easter egg (funcionalidades escondidas por programadores) no Windows 7 chamado Modo Deus, ou God Mode.

 

Parece bem divertido, mas poucos sabem explicar porque isso acontece. Vamos lá:

 

Na sua área de trabalho, crie uma pasta chamada Modo Deus, coloque um ponto e depois digite a sequencia {ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

 

 

Quando você der ENTER para finalizar a criação da pasta o ícone será alterado imediatamente para o que se vê na figura abaixo:

 

 

Ao entrar na pasta, surpresa! Você terá acesso a todas as funcionalidades de configurações do Windows. Veja, são mais de 200 itens, todos reunidos em um só lugar!

 

 

Mas qual o segredo?

 

Tudo isso é bem documentado pela Microsoft em seu site TechNet. O que acontece é que sempre que criamos uma pasta, seja ela com qualquer nome (teste mudar o nome da pasta de Modo Deus para qualquer outra coisa) com uma extensão composta por uma CLSID válida tal pasta será vinculada ao objeto COM correspondente a CLSID.

Para não te deixar tão perdido uma CLSID é um identificador exclusivo que identifica um objeto classe COM (objetos distribuídos).

As CLSID são encontradas no registro do Windows sob HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\Wow6432Node sendo que cada objeto tem o seu em sua estrutura de registro:

 

 

Vejamos um exemplo: no registro do Windows descobre-se que a CLSID da Lixeira é {645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}:

 

 

Se você criar uma pasta com qualquer nome e a extensão da CLSID:

 

 

Quando der ENTER, terá:

 

 

E essa pasta acessará o conteúdo da Lixeira.

 

Legal? PERIGOSSÍSSIMO!!! Pense nas ações danosas que isso pode gerar, como por exemplo, guardar um arquivo abaixo de uma pasta que simula a lixeira pode fazer com que ele não seja encontrado facilmente, passe despercebido para o usuário e até ignorado por programas de antivírus, já que ela terá as funcionalidades de pasta e de Lixeira ao mesmo tempo.

A lixeira falsa:

 

 

A lixeira verdadeira:

 

Comentários  

 
0 #3 FantásticoKal Louis 22-06-2016 11:01
8) 8)

Muito Bom!!!
Citar
 
 
+2 #2 No SevenEzequiel Alécio Ribeiro 10-08-2012 11:21
No Seven está em :

HKEY_LOCAL_MACH INE\SOFTWARE\Cl asses\CLSID
Citar
 
 
+4 #1 BEM BACANA!! MAIS PERIGOSO!Marcos 11-05-2012 22:13
É como se fosse um atalho, ao criar uma pasta e renomeando essa pasta "modo deus" vc estará incurtando varias etapas ate chegar onde vc qeria ou qeira. Em vez de ficar abre pasta tal, depois clica, abre tal pasta, e assim sucessivamente, com esse mode deus vc ja irá direto ao destino..

"REALMENTE MUITO PERIGOSO" ainda mais se deixa essa pasta compartilhada na rede.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: