Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Como instalar e configurar um servidor GlassFish

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 26
PiorMelhor 

O GlassFish é um servidor de aplicação desenvolvido primordialmente pela Sun Microsystem, o GlassFish é gratuito e open-source, porém também existe uma versão proprietária chamada GlassFish Enterprise Server.

Com a aquisição da Sun pela Oracle essa é que continuou o desenvolvimento e o suporte ao GlassFish.

O GlassFish oferece suporte a todas as especificações da API JAVA, JDBC, RMI, JavaMail, JMS, JMX, servlets, portlets, JSF, web service, e algumas outras tecnologias descritas no site oficial em http://glassfish.java.net/

Para instalá-lo é preciso fazer o download em http://glassfish.java.net/public/downloadsindex.html - escolha o servidor open-source; você será redirecionado para a página de download onde poderá escolher a versão para seu sistema operacional. Irei demonstrar uma instalação para Windows 7, portanto se esse também for o seu caso faça download da versão para Windows, arquivo executável multilingual (ML), serão aproximadamente 65 MiB.

Antes de iniciar a instalação do servidor GlassFish verifique se você possui o JDK 6 ou 7 instalado no seu computador, as versões mínimas que pré-requisitos são JDK 1.6.0_31 ou JDK 7 Update 3.

Para começar a instalar localize o arquivo executável o qual você acabou de fazer download e dê um duplo clique sobre ele, aguarde que o instalador seja carregado:

 

 

A instalação do GlassFish é muito fácil, após a tela de boas vindas, clique no botão Próximo:

 

 

Na instalação típica o GlassFish será instalado com as configurações padrões de fábrica, ideais para desenvolver uma aplicação, mas não recomendado para disponibilizar em produção ou comercial crítico, esse será o nosso tipo de instalação.

Caso você deseje usar o GlassFish para publicar aplicações em produção escolha o tipo de instalação personalizada. Nesse tipo de instalação você terá as opções de instalar e configurar o servidor, apenas instalar ou configurar uma instalação existente.

Como mencionei, deixe a instalação típica selecionada e clique no botão Próximo:

 

 

Escolha o local de instalação do servidor e clique no botão Próximo:

 

 

É importantíssimo deixar a ferramenta de atualização ativa, ainda mais quando o objetivo é um servidor que ficará exposto na Internet, mesmo que só para testes, com ela você receberá avisos e atualizações para correção de erros e segurança. Se acessar a Internet através de um proxy coloque os dados necessários. Clique no botão Próximo:

 

 

Estando pronto, clique no botão Instalar e aguarde, porque a instalação pode ser muito, mas muito demorada:

 

 

Sempre que solicitado pela liberação do GlassFish  ou do Java no firewall do Windows clique em Desbloquear:

 

 

 

 

Se desejar você pode configurar as opções de domínio, nome e usuário. Recomendo que as portas para administração (admin) e acesso http sejam deixadas como padrão. Clique no botão Próximo:

 

 

Ao final das configurações um resumo será apresentado enquanto essas configurações são efetivadas. Clique no botão Próximo:

 

 

Confira o resultado das configurações, clique no botão Próximo:

 

 

Terminada a instalação é possível que algum produto termine como não configurado, não se preocupe, desde que não seja o próprio GlassFish, configuraremos em outra oportunidade. Clique no botão Sair.

Para verificar se o servidor está instalado corretamente e funcional, em seu navegador de Internet acesse o endereço: http://localhost:4848

 

 

Caso você não veja uma página como a mostrada na figura anterior, pode ser que seu servidor não foi iniciado, para fazê-lo manualmente acesse (para a instalação padrão, caso contrário, altere o caminho adequadamente para refletir à sua instalação):

 

c:\glassfish3\glassfish\bin

 

Execute o arquivo startserv.bat

 

 

ATENÇÃO: 1. aguarde aproximadamente um minuto até que o servidor esteja operacional, faça o teste com o navegador; 2. certifique-se que o seu classpath esteja corretamente configurado.

 

Para parar a execução do servidor execute o arquivo stopserv.bat que está no mesmo local.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: