Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Testador de portas USB

 

Recentemente me aconteceu algo inusitado para os dias de hoje: queimei 2 pen-drives! Em um computador recém-adquirido, desses “Frankenstein” montados, inseri meu pen-drive no USB frontal que continha alguns programas que deveriam ser instalados e para minha surpresa ele não foi reconhecido. Coloquei no USB traseiro e obtive o mesmo resultado. Achei que fosse o pen-drive e repeti a operação com outro e aconteceu a mesma coisa! Depois disso resolvi testar os pen-drives em outro computador e nada, nunca mais funcionaram.

 

Desconfiei da ligação entre o painel frontal do gabinete com a placa mãe e bingo! O cabo estava invertido, sendo assim positivo no lugar do negativo e vice-versa e adeus pen-drive.

 

As placas mães hoje já trazem o conector faltando um pino exatamente para tentar evitar esse tipo de problemas, mas elas contam com a boa vontade dos fabricantes dos conectores do gabinete que devem deixar um pino tampado para que impossibilite a ligação incorreta o que nem sempre acontece, principalmente nos gabinetes de baixíssimo custo que são os preferidos por quem quer, por motivos óbvios, gastar menos para montar um computador.

 

 

 

Com dois pen-drives queimados na mão e menos de R$ 1,00 de gasto resolvi construir um testador de portas USB, que uso sempre que aparece um computador estranho para ser testado ou utilizado.

 

Para fazer um também você vai precisar de:

 

1 cabo USB velho que você possa cortar e não fará falta depois

2 LEDs, sendo um verde e um vermelho

2 resistores de 220 ohms (vermelho-vermelho-marrom)

Ferro de solda

Estanho para solda

 

Vamos colocar a mão na massa!

 

Solde ao terminal positivo de cada LED um resistor, o positivo de LED é o que tem o terminal mais longo (o negativo além de ter o terminal mais curto tem um chanfro na “cabeça” do LED).

 

 

Corte o cabo USB com um tamanho bom para que você possa ver os LEDs e deixe aparente apenas os fios vermelho e preto. Descasque as pontas desses fios.

 

 

Solde o terminal que contem o resistor (positivo) do LED verde ao fio vermelho e o terminal negativo ao fio preto.

 

 

Agora você pode testar colocando seu testador quase pronto na porta USB, você verá o LED verde acender, uma vez que no fio vermelho teremos corrente positiva e o preto será nosso terra, atendendo a polaridade do LED. Agora ficou fácil de deduzir: caso a ligação com a placa mãe esteja invertida, pelo fio vermelho teremos a terra e pelo fio preto corrente positiva, ou seja, o LED não vai acender com polaridade invertida.

 

 

Então vamos terminar nosso testador:

 

Solde o terminal que contem o resistor (positivo) do LED vermelho ao fio preto e o terminal negativo ao fio vermelho.

 

 

Dessa forma com a polaridade correta o LED verde acende indicando que a porta USB está instalada corretamente, caso a polaridade esteja invertida o LED vermelho será aceso indicando que é preciso arrumar a conexão com a placa mãe para não queimar nenhum pen-drive ou outro dispositivo a ser conectado.

 

Se você tiver um pen-drive queimado ou realmente sobrando você pode utilizá-lo para acondicionar o testado, sendo que os pinos laterais do conector USB que são positivo e terra: