Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Como instalar o Joomla em seu computador

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 18
PiorMelhor 

 

 

Segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Joomla) o Joomla é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL.

 

O Joomla também é muito utilizado na construção de sites de empresas, entidades governamentais, lojas virtuais, sites pessoais e profissionais e diversas outras atividades na WEB, sendo assim tê-lo instalado no seu próprio computador é uma forma de estuda-lo, entende-lo para que você possa utilizá-lo também, profissionalmente ou não.

 

Para o Joomla também existem várias extensões que fornecem habilidades específicas e diversas para qualquer necessidade.

 

Vamos ao que interessa: você terá que obter um servidor web e instalá-lo no seu computador. Para essa tarefa iremos utilizar o WAMP Server. Caso você já tenha o WAMP instalado pelo tutorial “Como instalar o WordPress em seu computador” disponível em http://www.seucurso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=137:como-instalar-o-wordpress-em-seu-computador&catid=907:internet&Itemid=71 você pode pular esses passos e ir direto à instalação do Joomla mais abaixo.

 

Mãos a obra!

 

Acesse o site http://www.wampserver.com/en/, na seção de Downloads encontre e baixe adequado ao seu sistema operacional, ou seja, 32 ou 64 bits. Dê preferência sempre a ultima versão disponível.

 

Se você já tem um webserver instalado no seu computador você pode pular a instalação do WAMP se quiser.

 

Depois de fazer download, execute o arquivo baixado:

 

 

Clique no botão Next:

 

 

Você terá que marcar a opção de aceita das licenças para continuar. Clique no botão Next:

 

 

Selecione outro local para a instalação do WAMP, ou deixe a padrão, e clique no botão Next:

 

 

Selecione pelo menos a criação do ícone na área de trabalho e clique no botão Next:

 

 

Para iniciar a instalação clique no botão Install:

 

 

Aguarde a instalação estar concluída. Depois disso você terá que indicar onde está instalado seu navegador Internet Explorer. Normalmente ele está dentro da pasta Windows e na janela onde isso é solicitado basta clicar no botão Abrir:

 

 

Quando solicitado libere acesso ao WAMPSERVER através do firewall do Windows:

 

 

Agora vamos para as configurações básicas! Primeiro as suas configurações para e-mail:

 

 

Para finalizar, clique no botão Finish:

 

 

Você verá que o WAMP está funcionando corretamente se o seu ícone na bandeja do sistema estiver verde e clicando sobre ele abre-se o menu:

 

 

 

Outro teste a ser feito é abrir o seu navegador web e acessar o endereço http://localhost a página mostrada deverá ser essa:

 

 

Só precisaremos fazer um pequeno ajuste atribuindo uma senha para o super usuário (root) do banco de dados MySQL instalado junto com o WAMP. Para isso acesse o menu do WAMP clicando sobre o ícone dele na bandeja do sistema, selecione a opção MySQL e clique na opção MySQL Console. Para a senha dê apenas um ENTER, já que a senha estará em branco:

 

 

Agora digite os comandos abaixo e troque a palavra senha pela senha que deseja utilizar:

 

use mysql;
updade user set password=PASSWORD(‘senha’) where users=’root’;
flush privileges;
create database joomla;
exit

 

Com isso alteramos a senha do super usuário (root) e criamos o banco de dados joomla que será utilizado pelo Joomla para gerar seu site.

 

Ok, servidor instalado e configurado agora vamos ao Joomla! Acesse http://www.joomla.org/ e faça o download da versão mais atual, sempre disponível. Já na página principal existe um link para o download.

 

Crie uma pasta chamada Joomla dentro da pasta www que está dentro da pasta de instalação do WAMP, copie o arquivo baixado para ela e descompacte-o:

 

 

Com os arquivos descompactados acesse em seu navegador web o endereço http://localhost/joomla/installation/ :

 

 

Selecione o idioma desejado, Português (Brasil) no meu caso, e clique no botão Próximo que está no canto superior direito da tela:

 

 

Verifique se você atende a todos os requisitos mínimos e de preferência também os requisitos recomendados para a configuração, caso não atenda procure reconfigurar seu servidor web, veja que para as configurações recomendadas elas não são obrigatórias. Clique no botão Próximo:

 

 

Atente-se para a declaração de licença e depois clique no botão Próximo:

 

 

Para o tipo de banco de dados deixe MySQL, para o nome do servidor deixe localhost, para o nome do usuário digite root, para a senha coloque a senha escolhida para seu MySQL, para o nome do banco de dados coloque joomla e para o prefixo das tabelas deixe o sugerido. Clique no botão Próximo e aguarde:

 

 

 

Não habilite a camada FTP, isso pode gerar vulnerabilidades para seu site e a hospedagem já fornecerá FTP caso precise, para seu computador é possível copiar arquivos diretamente nas pastas desejadas, clique apenas no botão Próximo:

 

 

Preencha o nome do seu site, o seu e-mail, escolha o nome do usuário que será o administrador do site, que será utilizado para gerenciá-lo, coloque uma senha forte com letras, números e caracteres especiais e clique no botão Próximo:

 

 

Clique no botão Remover diretório Installation. Em uma hospedagem deixa-lo existindo será um erro fatal!

 

Agora acesse o endereço http://localhost/Joomla :

 

 

Pronto! Você já tem seu site feito em Joomla!

 

Para administrá-lo acesse o endereço http://localhost/Joomla/administrator

 

 

Coloque o nome do usuário e senha que você escolheu para o administrador e clique no botão Log in:

 

 

Divirta-se!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: