Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Instalando a Allegro no Fedora Linux

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

 

Segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Allegro_(biblioteca)) Allegro é uma biblioteca livre de código fonte aberto para o desenvolvimento de video games.

O objetivo principal é a independência de plataforma de operação. O mesmo código-fonte, sem tirar nem pôr um único caractere que seja, deve compilar e rodar em todas as plataformas suportadas. Um objetivo de curto prazo é a plataforma 64-bits.

O seu principal uso é no escopo da programação de jogos. Atualmente ela possui uma grande comunidade pois além de possuir diversos recursos nativamente (gráficos 2D, 3D com OpenGL, entrada de dados pelo teclado e mouse, RLE-Sprites, exibição de vídeos e controle de som) a API é bastante extensível fazendo que com existam diversos addons disponíveis.

A interface pública de acesso da biblioteca é escrita em C, porém há alguns extensores (não-oficiais) para outras linguagem de programação. Internamente seu código fonte é escrito em uma mistura de C, Assembly (drivers i386), C++ e Objective-C.

A biblioteca Allegro também possível funções e classes para programação para o iPhone e Android, o que a torna mais atraente ainda para programadores que buscam inovação e novos nichos.

O Projeto Fedora é a única distribuição, até então, que mantém a biblioteca Allegro em seus repositórios de pacotes o que torna tudo muito mais fácil tanto na instalação quanto na utilização.

Acesse seu Fedora fazendo login com seu usuário habitual, utilize o seguinte comando para tornar-se super usuário:

su -

Certifique-se de ter conexão com a Internet e execute o seguinte comando para iniciar a instalação:

yum install allegro allegro-devel

 

Após a instalação, podemos usar o seguinte código fonte para testá-la:

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>
#include<allegro.h>
 
#define COLOR_BITS 8
 
int inicia(void);
void principal(void);
void finaliza(void);
 
int main (void)
{
 if (!inicia())
 {
 finaliza();
 return -1;
 }
 principal();
 finaliza();
 return 0;
}
END_OF_MAIN();
 
int inicia (void)
{
 allegro_init();
 install_keyboard();
 set_color_depth(COLOR_BITS);
 if (set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT, 800, 600, 0, 0) < 0)
 {
 printf("Erro ao inicializar o modo gráfico!\n");
 return (FALSE);
 }
 set_palette(desktop_palette);
 return (TRUE);
}
 
void principal (void)
{
 line(screen, 10, 10, 400, 400, 5);
 while (!keypressed());
}
 
void finaliza (void)
{
 allegro_exit();
}

Certifique-se de ter o compilador gcc, caso não tenha você pode instalá-lo usando o comando:

yum install gcc*

Compile seu programa e em seguida execute-o:

gcc –Wall – lalleg nome_do_programa.c –o nome_do_programa
./nome_do_programa

Se você obtiver a seguinte tela é que sua instalação é correta e funcional, para sair pressione qualquer tecla:

Em breve serão colocados tutoriais para ensinar a usar as funções dessa biblioteca.

DIVIRTA-SE!

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: