Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Como instalar o Fedora Linux em um pen drive

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 7
PiorMelhor 



Se você não quer instalar nenhuma distribuição Linux em seu computador, mas tem vontade de fuçar um pouquinho, basta baixar um LiveCD e inicializar o computador através dele. Com isso é possível explorar o sistema operacional e seus utilitários e aplicativos sem ter o trabalho de realizar uma instalação.


 

Agora se você deseja fazer isso, por exemplo, em um netbook será impossível, já que tradicionalmente os netbooks não possuem drive de CD/DVD. Como resolver?


 

Podemos ao invés de usar um CD/DVD podemos usar um pen-drive! Criando assim, ao invés de LiveCD um LiveUSB.

 

Para isso vamos precisar de um pen-drive, um programa para copiar a imagem do LiveCD para ele e de uma imagem ISO de LiveCD. Para tudo irei considerar a distribuição Fedora.


 

Comece baixando o Live USB Creator em https://fedorahosted.org/liveusb-creator/, também há uma cópia para download em http://www.seucurso.com.br/downloads/liveusb-creator-3.11.7-setup.exe


 

Clique duas vezes sobre o arquivo baixado para instalá-lo:


 

 


Selecione onde você deseja instalar o programa e clique no botão Install e aguarde:


 

 


Clique no botão Não, pois ainda precisaremos baixar a imagem do LiveCD:


 

 


Para terminar, clique no botão Close.


 

Agora vá até http://spins.fedoraproject.org/, encontre o spin que mais lhe agradar e faça download dele. No meu caso escolhi o spin KDE:


 

 

 


Feito o download insira seu pen drive na porta USB de seu computador e execute o LiveUSB Creator. Lembre-se: você perderá todos os arquivos do pen drive, sendo assim recomenda-se fortemente realizar uma cópia de segurança de todos eles antes de continuar!


 

 

 


Clique no botão Browse, encontre o arquivo ISO do spin que você baixou e clique no botão Abrir:


 

 


Selecione a quantidade de megabytes que estarão disponíveis para armazenamento de arquivos pessoais, instalações e etc. arrastando a barra de Persistent Storage:


 

 

 


Para iniciar a instalação do Fedora no pen drive clique no botão Create Live USB e aguarde:


 

 


Depois de concluída a instalação basta configurar seu computador para dar boot pelo pen drive (nos computadores mais atuais basta pressionar F8 durante a inicialização).


Em vários testes essas distribuições Live mostraram-se excelentes e versáteis. É possível usar rede e Internet sem problemas na maioria dos computadores inclusive efetuar instalações via yum.


 

BOA DIVERSÃO!

 

Comentários  

 
+1 #2 Muito BomErick Matheus Ribeiro 29-06-2012 00:04
Instalei a versão KDE, achei incrível, mas não gostei de usar o comando YUM, pois existe uma propriedade que precisamos mudar, não sei se é somente na versão KDE ou em outras versões ocorre o mesmo problema, mas fora isso muito bom parabéns !!!!
Citar
 
 
+1 #1 Muito BomErick Matheus Ribeiro 27-06-2012 20:35
Acabei de montar o meu, recomendo a todos, parabéns ótimo tutorial Fernando Bryan Frizzarin !!!!!!!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: