Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Clique com o botão da direita sobre o ícone de rede na bandeja do sistema (próximo ao relógio) e clique na opção Abrir a Central de Rede e Compartilhamento:

 

 

 

 

 

 

Na janela da Central de Rede clique na opção Configurar uma nova conexão ou rede:

 

 

 

 

 

 

Selecione a opção Conectar a um local de trabalho e clique no botão Avançar:

 

 

 

 

 

 

Clique na opção Usar minha conexão com a Internet (VPN):

 

 

 

 

 

 

Digite o endereço do seu servidor VPN e dê um nome para que sua conexão seja facilmente identificável posteriormente, você pode ainda deixar marcada a opção Lembrar minha credenciais para não ter que digitar usuário e senha todas as vezes que quiser se conectar. Ao terminar as configurações clique no botão Criar:

 

 

 

 

 

 

Será exibida uma barra lateral à direita da tela com sua conexão e demais conexões de rede. Clique com o botão da direita sobre sua conexão VPN e em seguida na opção Exibir as propriedades da conexão:

 

 

 

 

 

 

Na janela que abrirá selecione a aba Segurança e na opção Tipo de VPN selecione o protocolo do seu servidor VPN. Em seguida clique no botão OK:

 

 

 

 

 

 

Para conectar clique novamente sobre o ícone de rede na bandeja do sistema, aparecerá a barra lateral esquerda com as suas conexões de rede. Clique sobre a conexão de sua VPN e em seguida no botão Conectar:

 

 

 

 

 

 

Entre com usuário e senha:

 

 

 

 

 

 

 

Pronto! Você está conectado via sua VPN!

 

Para montar um servidor de VPN dê uma olhada no tutorial Usando o Raspberry Pi como servidor de VPN.