Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

NTC (Network Cable Tester)

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

 

Realização de um testador de Cabo RJ-45;

Nós que trabalhamos com computadores devemos sempre tomar cuidado tanto com softwares quanto com hardware, e é muito comum um cabo de rede ser partido impedindo que ele envie dados, assim, gerando uma perda ou parada de transição de dados,dificultando nosso trabalho. Portanto estou aqui propondo uma solução, que é acessível e legal de ser realizado e com apenas alguns componentes eletrônicos, veja o diagrama a seguir:

Materiais necessários:


-Ferro de solda;

- Estanho;

- Algum recipiente para colocar os componentes ( no meu caso estou utilizando uma fonte que estava queimada de um vídeo-game);

- 2 portas RJ-45 (fêmeas);

- 8 LEDS;

- 1 pilha 3V;


 

Montagem:

Para montar é muito simples, como visto no diagrama, é apenas uma ligação em série. Precisamos soldar todos os fios que sai de uma entrada RJ-45 juntos e ligar todos juntos na parte negativa da pilha (aconselho a colocar alguma “chapinha metálica” para fazer o contato da pilha para uma futura troca).

A outra entrada é um pouco mais trabalhosa, pois cada fio que sai da entrada RJ-45 será ligada a perna negativa do LED( a perna mais curta, o LED possui um chanfro indicando que é o lado negativo), e a perna positiva( a mais longa) é ligada no positivo da pilha( como na outra entrada RJ-45, aconselho a colocar uma “chapinha metálica” ou algo do gênero para facilitar depois na troca da pilha).

Obs.: as “chapinhas metálicas” mencionados são onde fará contato com a pilha, pode ser qualquer outra coisa que faça contato também. Se  as “chapinhas metálicas” não estiverem bem encostadas com a pilha, seu testador pode ser falho, devido ao contato ficar abrindo e fechando.

Se tudo ocorreu bem seu testador deve ficar mais ou menos com essa aparencia:







Como funciona?

Quando colocamos um cabo RJ-45 , ele fecha o circuito acendendo os LEDS;

Cada LED representa uma via do cabo, caso um não acenda significa que o cabo possui uma trilha aberta (quebrada) impedindo que ele passe dados ou qualquer outra coisa.


 

 



Mostrar outros artigos deste autor

Comentários  

 
+1 #2 Incrível !!!Erick Matheus Ribeiro 22-08-2012 10:52
Anakin muito boa sua idéia, incrível, vou montar o meu o mais rápido possível ^^
Citar
 
 
+2 #1 Muito Bom.Cauê Ortiz de Camargo 13-08-2012 11:17
Uma solução simples e economica para qm trabalha com cabeamento, Parabéns.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: