Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Desenvolvendo uma aplicação para iPhone usando o Xcode

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 

 

Desenvolvendo uma aplicação para iPhone usando o Xcode

 

Desenvolver para o Mac OS não é um segredo ou problema grandioso, basta dominar a linguagem Objective-C ou JAVA e ter as ferramentas corretas em mão. A questão das ferramentas é que podem ser um problema, pois é realmente difícil desenvolver qualquer coisa para Mac caso você não tenha um em mãos.

 

Considerando que a falta do equipamento não é o seu caso, aí um pequeno tutorial para iniciar no “caminho das pedras” do desenvolvimento para Mac OS ou até mesmo para o iOS:

 

Primeiro você terá que ter instalado a aplicação Xcode que pode ser baixada da App Store gratuitamente. Essa aplicação encontra-se na categoria “Para Desenvolvedores”, ou pode-se usar a busca para encontrá-la diretamente.

 

 

 

 

Uma vez que tiver o Xcode instalado (o que pode demorar bastante, já que são pouco mais de 1,5GiB para download) execute-o:

 

Para continuar utilizando é necessário aceitar os termos de licença. Clique no botão Agree:

 

 

 

 

Você poderá ser avisado de que alguns componentes deverão ser atualizados. O ideal é atualizar. Clique no botão Install. Aguarde que a instalação esteja concluída:

 

 

 

 

Para começar efetivamente o uso do Xcode, clique no botão Start Using Xcode:

 

 

 

 

Na tela principal temos quatro opções possíveis de serem seguidas:

 

Create a new Xcode project - criar um novo projeto Xcode. Essa opção permitirá iniciarmos um novo projeto de aplicação para Mac, iPhone ou iPad.

 

Connect to a repository - conectar a um repositório. Essa opção permite usar controles e outras fontes em projetos existentes.

 

Learn about usign Xcode - aprender a usar o Xcode. Uma excelente opção para quem está começando, pois possui descrições detalhadas sobre o ambiente de desenvolvimento.

 

Go to Apple’s developer portal - ir ao portal de desenvolvedores da Apple. O nome já é auto explicativo.

 

Vamos selecionar a primeira opção e começar a criar nosso primeiro projeto. Basta clicar na primeira opção e esperar que a seguinte janela seja aberta:

 

 

 

 

Agora podemos selecionar um template para nossa primeira aplicação, tanto para iOS quanto para OS X. As disponíveis para iOS são:

 

Master-Detail Application: aplicações com itens principais que mostram detalhes durante a navegação.

 

OpenGL Game: provê um ponto de início para desenvolvimento de jogos baseados em OpenGL.

 

Page-Based Application: aplicações baseadas em manipulação de páginas (paginação) como em um livro, por exemplo.

 

Single View Application: aplicações de única visão, que possuem apenas uma tela principal.

 

Tabbled Application: aplicações que usam guias para navegação.

 

Utility Application: aplicações de utilitários para iPhone e iPad.

 

Empty Application: iniciar uma aplicação do zero, sem nenhum template.

 

Vamos iniciar uma aplicação de visão única, então selecione o template Single View Application e clique no botão Next:

 

 

 

 

Dê um nome ao seu projeto (Product Name), digite o nome da organização (Organization Name - normalmente o nome do usuário logado), se desejar digite algo para o identificador da companhia (Company Identifier). Em Devices você pode selecionar se sua aplicação será específica para iPhone, iPad ou ambos (Universal). Vamos deixar marcado apenas iPhone.

 

Clique no botão Next:

 

 

 

 

Selecione um local para salvar seu projeto e clique no botão Create:

 

 

 

 

Na aba Summary você poderá selecionar inúmeras opções para sua aplicação, tais como ícones, orientações do telefone suportadas e etc. vamos deixar tudo isso para outros tutoriais, lembre-se de nosso objetivo: da formais mais rápida possível criar uma aplicação para iPhone, os detalhes veremos depois.

 

No Project Navigator, à esquerda da tela você terá vários arquivos abaixo do nome do seu projeto (HelloWolrd) e um deles terá a extensão .xib que é o arquivo que contém a interface com o usuário, no nosso caso o nome do arquivo é ViewController.xib.

 

 

 

 

Clique sobre ele:

 

 

 

 

No canto inferior direito você terá todos os componentes para desenvolver uma aplicação, selecione o Label e arraste-o sobre a janela do projeto:

 

 

 

 

Para editar o texto clique duas vezes sobre o Label, digite o texto (“Hello World!!!”) e dê Enter.

 

 

 

 

Agora é só executar para ver o resultado no simulador, para isso clique no botão Run:

 

 

 

 

A aplicação rodando no simulador do iPhone:

 

 

 

 

Para simular a rotação do iPhone segure pressionada a tecla Command e pressione as teclas direcionais do teclado:

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: