Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Análise sobre o Windows 8

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 

Finalmente foi lançado o tão esperado Sistema Operacional (SO) que a Microsoft anunciava como “o melhor de todos os tempos”. Após 2 sistemas operacionais que não foram muito bem aceitos pelo público (Windows Vista e Windows 7 – este último, é considerado apenas uma correção dos bugs do primeiro), a Microsoft apostou todas as fichas nesse novo SO.

Com um tema totalmente reformulado, o chamado Metro, pensado para ser usado em tablets, o Windows 8 causa opiniões a favor e contra, assim como sempre foi com os sistemas da Microsoft.

Alguns dias antes do lançamento oficial, eu li uma frase muito interessante que dizia “O Windows 8 não é um desejo, é uma necessidade! Mas não para você, usuário, para a Microsoft”. Diga-se de passagem, é uma necessidade sem fim.

Com essa nova interface, creio que a adaptação do usuário será um período complicado, já que estamos todos acostumados com a mesma disposição de ícones, menu iniciar, entre outras características que foram simplesmente ignoradas na nova versão do Windows. Não é nada que não seja adaptável, mas o espírito de comodidade do usuário sempre fala mais alto. Do Windows 95 ao XP, usava-se um padrão. Quando o Windows Vista veio que com uma aparência diferente, praticamente iniciou-se uma revolução pois de acordo com os usuários “era algo assombroso” (isso, sem contar os bugs). Foi lançado então o Windows 7 que, mais uma vez, renovou a aparência, mas não foi uma diferença tão gritante comparando-se a Windows anterior. Agora, com o Windows 8, o menu iniciar foi aposentado. Os aplicativos (apelido “bonitinho” para os programas do Windows) ficam na própria área de trabalho ou na barra de tarefas, que não foi aposentada (pelo menos na versão para desktop).

Em relação ao desempenho, creio que esse foi o SO mais rápido que a Microsoft conseguiu desenvolver. Desde a instalação até o próprio uso, o Windows 8 mostrou-se bem veloz para executar as funções que lhes eram atribuídas.

A Microsoft atualizou não só a parte de software, mas também a parte de hardware. O Windows 8 tem drivers preparados já para o USB 3.0 e novas versões do DirectX e Direct3D, que têm a função de acelerar o desempenho gráfico do sistema (diga-se de passagem, cumprem essa função tranquilamente). Há também recursos que aproveitam melhor os processadores atualmente vendidos no mercado e recursos que gerenciam melhor a memória RAM.

Particularmente ainda acho que o Windows 8 não é o SO ideal para uso. Isso porque, ele é considerado um sistema híbrido, criado para tablets, mas que pode ser usado em PCs. Há algumas coisas que ainda precisam ser alteradas (e melhoradas). Mas creio que quando a Microsoft começar a distribuição dos SPs (Service Packs) ela já disponibilize gradativamente as melhorias que ela sabe que devem ser feitas.

 

Comentários  

 
+2 #2 Não gosteiJosé 02-11-2012 20:14
Agora o assunto principal.. windows 8.. esta realmente muito mais rapido.. o windows explorer icou maravilhoso, muito mais facil de usar.. mas foi um tiro no pé apostar em Apps para desktops e remover o menu iniciar que tinha atalho pra absolutamente tudo que um usuario mais avançado utiliza..
Pra mim estão querendo transformar o desktop em um tablet, deixando totalmente travado aos apps "intuitivos"..

me diga a utilidade da interface metro em um desktop de uma empresa? qual empresa vai querer que seus funcionarios veja suas atualizações e twittes direto na tela inicial?
Foi feito baseado no estouro das redes sociais dos ultimos dias, e quer ser igual aos celulares que estao cada vez mais sendo utilizados para este fim...
sei la, se tivesse a opção de ter o desktop original, sem metro e com o tradicional iniciar, iria amar o sistema.. mas deste jeito vou ficar no bom e velho windows 7
Citar
 
 
+2 #1 Não gosteiJosé 02-11-2012 20:13
Pra mim a revolução foi no windows 7.. ao meu ver o vista foi um "beta", lançado para preparar o terreno para o windows 7, que ao chegar ja tinha hardware adequado e todos os drivers e softwares compativeis com ele, ou seja, quem foi taxado de sistema incompativel foi o windows vista. Use o windows vista hoje, em seu sp2 e diga que é um sistema ruim. É bonito e compativel com todo hardware e sotware atual!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: