Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Usando o Raspberry Pi como player de rádio on-line

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 12
PiorMelhor 

 

 

 

Imagine que você tenha em sua casa, empresa, loja, enfim em qualquer lugar a necessidade de sonorização ambiente. Talvez você não esteja apenas imaginando, talvez tenha a real necessidade disso. Pois bem, o Raspberry Pi pode ser a solução que você quer.

 

Conectando-o em uma rede local, cabeada ou não, e a um sistema de som (ou apenas a caixas de som) é possível conectá-lo a uma rádio on-line e deixá-la tocar da forma que quiser. O mais interessante é que pode ter tamanho diminuto pode ser montado dentro da caixa acústica ou em locais pouco perceptíveis a pessoas comuns!

 

Se você possui um padrão de sonorização não se preocupe, pois você pode montar a sua própria rádio on-line! Por agora vamos ver como transformar o Raspberry Pi em um player de rádio on-line.

 

Antes de começar é sempre bom manter o ambiente atualizado, para isso você pode fazer download da versão mais atual do Raspbian disponível em http://www.raspbian.org ou usar o comando:

 

sudo apt-get update

 

No meu caso estou utilizando o 2012-10-28-wheezy-raspbian.

 

Agora vamos instalar o mplayer com o seguinte comando:

 

sudo apt-get install mplayer

 

Também instalar as bibliotecas de áudio:

 

sudo apt-get install libavformat*

 

Depois de ter o mplayer pronto é descobrir a URL para o stream de áudio da sua rádio on-line, uma dica para conseguir isso é dar uma analisada no código fonte da página da rádio, no meu exemplo, a Nova Brasil FM (http://www.novabrasilfm.com.br):

 

 

 

 

Com a URL em mãos (rtmp://rtmp.cdn.upx.net.br/00086/myStream.sdp) é só colocar para tocar com o comando:

 

mplayer rtmp://rtmp.cdn.upx.net.br/00086/myStream.sdp

 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: