Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Inventar é preciso

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

Esse é um conceito que está sempre em voga no mundo cada vez mais competitivo em que vivemos onde há sempre a necessidade urgente de um novo produto ou serviço para ganhar novos mercados, e algumas vezes também  forçar a obsolescência aos usuários e clientes, mas invariavelmente causa confusão e alguns erros de interpretação com a inovação.

Inovar não é necessariamente inventar e inventar também não é inovar. Inventar também não é descobrir! Descobrir é trazer à luz da ciência fatos, objetos ou técnicas antes desconhecidas que representam uma solução para o que já existe. Inventar é, quase invariavelmente, uma solução para um problema, muitas vezes técnico e parte do cotidiano do inventor. Inventar é criar algo novo seja produto ou serviço potencialmente útil.

Inventar é um ato de convivência com o problema, muita imaginação e criatividade. Bons inventores dedicam-se em, principalmente, ouvir e observar o mundo e seus problemas. Hoje é comum a figura do funcionário que passa dias observando o trabalho de outros funcionários, como lidam com as ferramentas (tecnologias) e com os demais colegas para tentar encontrar (inventar) algum método ou ferramenta que melhore e facilite o trabalho. Normalmente empresas que mantém funcionários assim possuem Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e contam até com verbas públicas de fomento, já que esse tipo de trabalho gera patentes, royaltes e know-how.

Já inovação é a concepção de novo produto ou processo, bem como a agregação de novas funcionalidades que impliquem em melhorias incrementais ao que já existe. Melhorias essas que podem ser no ganho da qualidade, produtividade, usabilidade, longevidade ou competitividade.

A inovação começa na invenção já que implementar uma nova ideia é tão essencial quanto criá-la, porém será assunto para próxima oportunidade.

 

Artigo publicado na Revista “Destaque” em notícias. Edição 05, Março de 2013, página 07. Limeira, SP

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: