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Criando Jogos Parte 1 – Introdução, Terreno e Textura Simples

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A criação de jogos adere várias plataformas, tais como a animação e a modelação de personagens, o qual denominamos pelo nome JAM 3D (Jogos, Animação e Modelação 3D), que será o nome que adotaremos para as próximas seguencias deste tutorial.

A primeira coisa a se fazer antes de começarmos a criar jogos, é montar uma história, a qual denominamos roteiro de jogo, onde descrevemos tudo o que se passa no jogo e contamos tudo sobre todos os personagens, é como criar um filme ou um teatro, primeiro montamos a história e depois selecionamos os atores. Mas deixando isso um pouco de lado, pois não adianta termos a história em mãos se não sabemos como criar jogos, e nem que ferramentas utilizar, por esse motivo iremos aprender a criar terrenos e adicionar uma textura a ele, mas antes vamos conhecer um pouco mais sobre a feramente em que trabalharemos para criar jogos.

Para a criação de jogos utilizaremos a ferramenta CryEngine 3, que  é um motor de jogo lançado pela Crytek em 14 de outubro de 2009. Em 11 de março de 2009, a Crytek anunciou que iria introduzir o CryEngine 3 na Game Developers Conference 2009, realizada de 25 de março até o dia 27 do mesmo mês. O novo motor está sendo desenvolvido para uso em Microsoft WindowsPlayStation 3 e Xbox 360. Como para a plataforma PC, o motor é dito para apoiar o desenvolvimento, tanto o DirectX 9 e 10. Informações complementares e as especificações técnicas ainda não foram publicados no site da Crytek.

A partir de 1 de junho, foi anunciado que o jogo Crysis 2 está sendo desenvolvido pela Crytek em seu novo motor. E um teaser foi lançado. Além disso, um website chamado mycryengine.comfoi lançado como um frente a esta nova tecnologia.

No dia 19 de agosto de 2011 a Crytek liberou a CryEngine 3 para download de forma gratuita . O pacote pode ser usado por qualquer pessoa porém sem fins lucrativos, o jogo deve ser lançado gratuitamente. Caso a desenvolvedora queira lucrar com um jogo feito com a CryEngine 3, 20% dos lucros obtidos deverão ir para a Crytek. O download pode ser feito no site oficial da Crytek.

Segungo Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/CryEngine_3)

Trailer do CryEngine 3


 

 

Agora que sabemos um pouco mais sobre essa ferramenta incrível, vamos colocar as mãos na massa e começar nosso jogo, mas primeiramente precisamos fazer o download do CryEngine 3, para isso acessem o seguinte link: http://www.crydev.net/

 


Clique em Download the free SDK

 


Feito isso, abrirá uma nova guia, nela clique em Download now

 


Aguarde até ser efetuado o download, que devera demorar algum tempo. Feito o download, abra o extraia o arquivo CryENGINE_PC_v3_4_5_6666_freesdk.rar, para a seguinte pasta: C:\Program Files (x86)\CryENGINE Abra a pasta Bin32 (caso seu sistema operacional seja de 32 bits) ou Bin64 (caso seu sistema operacional seja de 64 bits)

 


Com a pasta aberta procura os arquivos Editor.exe e Launcher.exe

 


Crie um atalho dos arquivos na área de trabalho, e execute o Editor.exe

 


Será necessário ter uma conta para que possamos acessar o editor do CryEngine 3, para isso clique em Create Account

 


Abrirá o navegador de internet, nele vá para o fim da página, e role o termo de uso até o final para que você possa liberar os links Agree ou Disagree. Feito isso clique em Agree

 


Preencha os campos corretamente e clique em submit

 


Com a conta criada podemos acessar o Editor do CryEngine 3

 


Digite corretamente os dados de seu usuário e senha. Feito isso , na janela em que abriu clique em florest, que é um mapa pronto criado para teste de execução, poderá demorar alguns minutos para abrir, pois será onde ele validará todas as bibliotecas.



Será necessário liberar acesso ao firewall para ele, então clique em Permitir Acesso



Com o mapa do jogo aberto, podemos andar por ele com os comandos:

W – Pra Frente

S – Pra Trás

D – Para Direita

A – Para Esquerda

Botão Direito – Gira a Câmera

Botão Esquerdo – Seleciona os objetos



Bom agora vamos colocar as mãos na massa e montar nosso próprio cenário. Para isso clique em File > New, de um nome para o seu terreno e clique em ok

 

 

Nas próximas mensagens clique em ok


Como podemos perceber, o mapa criado só tem água, mas não se preocupe, nós criaremos a terra para que assim possamos modelá-la conforme desejamos. Para isso clique em Terrain

 

 

 

Feito isso abrirá uma nova janela, nela clique em Generate Terrain

 

 

Feito isso iremos definir padrões para o nosso terreno

Future Size Tamanho do Terreno em relação ao tamanho total do mapa

Bumpiness / Noise (fade) –Ddefine o quão acidentado será o terreno

Detail (Passes) - Detalhes dos picos, morros, montanhas, etc

Variation (Rasdom Base) - É a variação do Bumpiness (morros, montanhas, buracos, etc)

Blurring (Blur Passes) - Define o quão “liso” será o Bumpiness (seria o mais longe de minecraft)

Ajuste as propriedades seguindo a imagem abaixo

 

 

Feito isso clique em ok. Como podemos ver, ele ficou estranho, cheio de montanhas, e sem textura, então vamos nivelá-lo

 

 

 

Para isso clique em Terrain, feito isso clique em Flatten (onde podemos criar planos), se colocarmos o mouse no mapa perceberá que nele tem uma bolinha verde, esse bolinha verde é o nosso editor, dela é formada montanhas, fendas, etc, mas temos que configurá-la para atender nossa expectativas. Para isso utilizaremos o menu lateral.

Outside Radius – círculo externo(onde formamos a base da montanha ou morro)

Inside Radius – Círculo interno (onde formamos o pico)

Hardness – o tempo de criação do efeito ( utilizado para dar detalhes e definir lentamente o tamanho, quanto menor seu valor, mais lento ele fica para criar a elevação, quanto maior mais automático ele fica)

Height – defina a altura partindo do local em que foi aplicado

Defina essas informações com base na imagem abaixo

 

 

Deixe o terreno o mais plano possível, para facilitar nossa edição.

 

 

Com nosso terreno criado, precisaremos apenas adicionar uma textura a ele, para isso clique em Texture

 

 

Selecione a layer e clique em Materials/materials terrain defalt

 

 

DE um duplo clique em terrain e selecione a textura grass_9

 

 

 

Clique com o botão direito e selecione a opção Select Assignet Object

 

 

Feche o material editor, selecione a layer e clique em Assing Material

 

 

Note que ele ficou sem com, então vamos adicionar uma tonalidade de cor a ele, para isso na Rolup Bar clique no menu Terrain

 

 

Selecione a opção Layer Painter

 

 

Abrirá um menu, no qual utilizaremos para configurar as propriedades da cor da textura

Radius – tamanho da área atingida pelo “pincel”

Hardness – tempo que levará para pintar completamente a área do pincel (utilizada para efeitos de variação de cores)

Color – cor desejada para a layer.

Com base nas informações acima, pinte seu terreno da forma que desejar

 

 

Pronto já temos nosso terreno com textura mas como podemos testar ele ???

A resposta é bem simples, se aproxime dele e aperte CTRL + G, assim entraremos em modo de jogo, para que possamos verificar tamanhos, espaços e se ficará legal de caminhar pelo terreno, por padrão temos 2 armas, uma metralhadora e 1 bazuca, os comandos são os seguintes:

W– Pra Frente

S – Pra Trás

D – Para Direita

A – Para Esquerda

Botão Direito – Mira

Botão Esquerdo – Atira

Espaço – Pula

CTRL – agacha

SHIFT – corre

ESC – sai do modo jogo

 

 

 

 

Continuação Criando Jogos Parte 2 – Roteiro

Comentários  

 
0 #6 LINDOEnzo Quintela lma 09-01-2016 15:58
:lol: :oops:
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+2 #5 TerrenoErick Matheus Ribeiro 18-07-2014 14:12
Citando vanio cezar:
quando eu crio o terreno e vou testar mesmo depois da grama uso as teclas pra frete e pra traz atravesso o solo, como travar isso e fazer o play continuar a andar?


Estou estudando seu caso, qualquer duvida, me coloco a disposição no e-mail .br
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+3 #4 terrenovanio cezar 02-05-2014 11:13
quando eu crio o terreno e vou testar mesmo depois da grama uso as teclas pra frete e pra traz atravesso o solo, como travar isso e fazer o play continuar a andar?
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+5 #3 Resposta "??"Erick Matheus Ribeiro 23-01-2014 07:42
Mdchv, o objetivo desse tutorial não é ensinar a fazer jogos desdo zero, o objetivo desse tutorial é mostrar que existe a possibilidade de qualquer um que não saiba mexer com modelagem, ou animação consigam montar seu próprio jogo, eu poderia muito bem ensinar a modelar, animar e texturizar, mas isso é um projeto futuro, pois primeiro eu quero que as pessoas se habituem com a ferramenta e conheçam cada vez mais das suas funcionalidades . Mas agradeço seu comentário, pois me incentivou a aumentar o nível para meus próximos tutoriais.
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0 #2 "??"Mdchv 29-12-2013 01:20
Quem não sabe usar uma engine???? Quero ver você modelar, texturizar, animar e programar!
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+8 #1 crydev2guylherme teixeira 27-06-2013 14:54
eu gosto muito desse site porque vc faz uma coisa muito boa para o mundo todo
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