Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

5 coisas que um iniciante em Linux deve saber

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

 

01 – Kernel

 

Kernel é um software que consiste no núcleo do sistema operacional. É a ponte entre as aplicações e o hardware. A principal tarefa do kernel é gerenciar os recursos do sistema para as aplicações, ou seja, tornar acessível o que há disponível no hardware.

 

02 – Distribuições

 

Distribuições também são conhecidas como distros, uma abreviação ou corruptela da palavra completa (distributions, do inglês). Distribuições são, basicamente, customizações do kernel do Linux e todos os acessórios que o acompanham.

 

03 – Terminal

 

Terminal é a interface texto do Linux. O Windows também tem seu terminal que acessamos digitando cmd na opção executar do menu iniciar. Nele podemos executar vários comandos e programas para as mais diversas aplicações.

 

04 – Ambiente de trabalho

 

Ambiente de trabalho é a interface gráfica do Linux, que ao contrário do Windows, pode ser escolhida entre várias opções. Podemos ter um ambiente de trabalho GNOME ou KDE, entre muitos outros. Cada um tem sua interface, usabilidade e aplicações específicas.

 

05 – Pacotes

 

Como no Windows temos os arquivos de setup para instalar programas no Linux temos os pacotes. Os pacotes podem ser instalados das mais variadas maneiras, mas há certa padronização entre as distribuições, por exemplo, no Fedora ou no Red Hat instalamos pacotes usando o comando yum, já no Ubuntu ou no debian a instalação é feita com o comando apt-get.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: