Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Desconectar o Raspberry Pi da rede que provê Internet ou desabilitar as interfaces de rede de forma que ele não tenha acesso à Internet fará com que ele deixe de atualizar o relógio interno já que não possui bateria para mantê-lo atualizado, como fazem os computadores de mesa ou notebook.

 

 

Se você quer usar o Raspberry Pi desconectado da Internet e quer manter o relógio atualizado você precisará de um RTC - Real Time Clock ou Relógio de Tempo Real - que possui um relógio e bateria para mantê-lo atualizado. Um RTC é um componente eletrônico que pode ser ligado ao Raspberry Pi de forma bem simples através dos pinos GPIO.

 

 

Para não voltar para 1970 a cada vez que você liga o Raspberry Pi ele possui duas soluções de software.

 

 

Uma delas é manter um arquivo com o último registro de horário armazenado periodicamente. Esse arquivo é o /etc/fake-hwclock.data

 

 

Toda vez que você liga o Raspi na rede elétrica esse arquivo é lido e o relógio é acertados a partir do que estiver gravado nele. Isso não garante a hora certa, pois a cada desligamento, até que você o religue causará um atraso, mas pelo menos o relógio nunca retorna "zerado".

 

 

A segunda solução é usar o protocolo de horário de rede, ou NTP - Network Time Protocol ou Protocolo de horário de rede. Esse protocolo usa conexões de rede com servidores que são sincronizados com relógio atômicos ou GPS para manter a data e hora corretas.

 

 

O NTP já vem instalado e disponível com o Raspbian.

 

 

Para configurar em quais servidores o horário deve ser buscado você pode editar o arquivo /etc/ntpd.conf

 

 

Os endereços de servidores NTP existentes nesse arquivo, por padrão, devem ser algo assim:

 

 

{code}

server 0.debian.pool.ntp.org iburst

server 1.debian.pool.ntp.org iburst

server 2.debian.pool.ntp.org iburst

server 3.debian.pool.ntp.org iburst

{/code}

 

 

Para descobrir quais servidores estão mais perto de você visite http://support.ntp.org/bin/view/Servers/NTPPoolServers

 

 

Note que usar servidores próximo melhora a qualidade do sincronismo e reduz o atraso.

 

É possível ainda conectar um GPS ao Raspberry Pi e usá-lo para manter o relógio atualizado. Mas essa é uma solução que não utiliza apenas facilidades de software, mas também de hardware, porém não é nada complicado de implementar uma coisa assim.