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Introdução Robocode

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“Saudação referente ao período que se encontra” a todos.

O tutorial de hoje será sobre uma "plataforma" que podemos nos divertir e aprender Java, no qual a estratégia e a lógica são peças fundamentais para vencer.

O nome desse jogo é Robocode e pode ser baixado no seguinte site  http://sourceforge.net/projects/robocode/files/latest/download?source=files

 

Conceitos Básicos

• Método: Elemento que representa uma chamada para algum procedimento de um objeto

• Atributo: É a característica atribuída a um método

• Evento: É o resultado de uma ação

 

A estrutura do robô de guerra é assim:

 

 

Tiros

Os tiros disparados pelo canhão possuem um dano especifico e você pode aumentar ou diminuir este dano de acordo com o que você acha necessário, o método para atirar é fire(dano).

 

Munição

A munição é a energia do robô. Ou seja, se você atirar e errar o tiro, a energia será descontada do seu robô, caso acerte o tiro, no alvo, o dano causado somará energia ao seu robô.

 

Métodos mais usados

onScannedRobot(ScannedRobotEvent e): Este será disparado quando o radar encontrar algum robô oponente, no parâmetro deste método é enviado um objeto que contém as informações de posição, nome, velocidade, distancia e outras informações do alvo.

onHitByBullet(HitByBulletEvent e): Este será disparado quando o robô for atingido por um tiro, serve para você criar alguma estratégia para fugir dos tiros.

onHitWall(HitWallEvent e): Este será disparado quando o robô colidir com a parede

onHitRobot(HitRobotEvent e): Este será disparado quando o robô colidir com o oponente

 

Vamos fazer nosso primeiro guerreiro

Abra o Robocode

• Vá em “Robot” ->“ Editor”

• Agora, em File -> New -> Robot.

• Escolha um nome para o seu robô, Exemplo: ReiJulian

• Escolha um nome para o pacote, Exemplo: Madagascar.

 

Exemplo de código, no qual o ReiJulian somente andará para frente e para trás e vai atirar

package Madagascar;
import robocode.*;
public class ReiJulian extends Robot
{
 
 public void run() {//método que dá o pontapé inicial e sempre estará em execução
 
 while(true) {//sempre verdareiro
 ahead(100);//anda 100 pixels para frente
 turnGunRight(360);//vira o canhão 360 graus
 back(100);//anda 100 pixels para trás
 turnGunRight(360);//vira o canhão 360 graus
 }
 }
 
 
 public void onScannedRobot(ScannedRobotEvent e) {
 fire(1);//atira tiro de dano 1
 }
}

Vamos Iniciar um Batalha

Compile o código em: Compiler -> Compile (CTRL + B)
Volte para a janela do Robocode e vá em: Battle -> New
Escolha o Pacote do seu robô, selecione-o e clique em Add
Escolha um oponente, selecione-o e clique em Add
Digite quantos rounds terá a batalha em NumberofRounds
Clique em StartBattle!

Pronto! Agora é só preparar sua estratégia e virar um campeão de guerra ;]

Até a próxima.

 

 

 

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