Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Criando Jogos Parte 2 – Roteiro

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 14
PiorMelhor 

Como foi comentado no tutorial anterior  (Criando Jogos Parte 1 – Introdução, Terreno e Textura Simples ), a principal coisa a se fazer antes de criar um jogo é criar um Roteiro do jogo, que é a história em que o jogo ira se passar, nesse tutorial será mostrado formas de se criar um roteiro de jogo, para facilitar o desenvolvimento de seu projeto.

Roteiro

 

Não existe uma forma padronizada para se montar um roteiro de um jogo, pois o roteiro vai depende da forma de escrita do criador, mas existem várias técnicas para facilitar o desenvolvimento de seu roteiro, mas NUNCA inicie um roteiro pelo nome que o jogo receberá, pois você acabará ficando muito preso no nome, tentará sempre fazer alguma ligação ao nome, simplesmente esqueça o nome por enquanto, pois ele virá normalmente no final de seu projeto.

Cenário

Antes de começar a história de seu roteiro, pense em que era ele irá se passar, como será o cenário, e o terreno, haverá muitas árvores ou rios, pense muito nas questões geográficas que o jogo terá como enfoque.

 

Qual o nível tecnológico (NT) e tempo do jogo?

 

· Idade da Pedra: Fogo, alavanca, linguagem

· Idade do Bronze: Roda, escrita, agricultura

· Idade do Ferro (Roma): Arco de meio ponto, civilizações mais organizadas hierarquicamente, e definições próprias de profissões

· Idade Média (antes de 1450): Armas de aço, Inicio da matemática com o número Zero

· Renascença/Colonial (1450-1700): Pólvora, imprensa

· Revolução Industrial (1701-1900): Produção em massa, máquina a vapor, telegráfo

· Guerras Mundiais (1901-1950): Carros, aviões, rádios

· Idade Moderna (1951-2015): Energia nuclear, computadores, foguetes, robôs primitivos

· Era espacial (2015-2050): Viagem espacial a velocidade inferior a da luz (300.000km/h), energia de fusão, transplantes biônicos, robôs básicos

· Era Estelar (?): Viagem estelar a velocidade superior a da luz, longevidade, super computadores, robôs avançados

· Antimatéria: Energia de antimatéria, armas de antimatéria (matéria e antimatéria se anulam), gravidade artificial

· Força: Escudo de força, feixes de luz, comunicação entre galáxias

· Adpação Planetária: Modificação e modelagem de planetas

· Era de Deus: Construção de Planetas

Não se baseiem nessa minha listagem de eras, pois você pode criar sua própria era, faze-la da forma que você bem entender, essa lista foi só para dar uma ideia de que época irá se passar o roteiro.

 

Habitantes

 

Após definir em qual época se passara o roteiro, pense em que seres iram habitar o cenário, se apenas habitaram humanos no cenário, ou seres mitológicos, ou alienígenas, ou seres que só existem em nossa imaginação.

 

Magia?

 

Magia? Isso existirá em seu cenário? Como ela vai interagir-se com ele? E em relação aos habitantes? Serão todos que poderão usá-la ? Pense muito sobre isso, pois isso afeta significativamente a história do roteiro e até mesmo a jogabilidade.

 

Religião

 

A religião é uma forma natural de procurar a resposta de nossa existência, então em seu cenário ela poderia existir, se for o caso, recomendo que crie uma nova religião, pois usar uma religião existente pode acabar ofendendo alguém.

Decida também se existem algum tipo de intervenção divina no seu jogo, por exemplo: Se algum personagem muito religioso pode receber alguma ajuda de seu Deus durante alguma batalha ou durante a campanha, logo isso pode se tornar uma vantagem buscada pelo jogador. Só não exagere! Não faça de seu jogo uma aula de teologia!

 

Você não precisa escrever o cenário no seu roteiro, você pode incluí-lo na história do jogo, mas por questão de duvidas, segue abaixo um exemplo.

Exemplo:

 

Cenário: O jogo se passa na Era Medieval no ano 1250, onde a magia é uma grande fonte de poder, mas usada por todos, ela requer anos de estudo e dedicação, pelo menos para os humanos, os Sacerdotes são habituados com as magias de natureza, até mesmo crianças são capazes usar árvores e arbustos a seu favor. Porem os Trols simplesmente a ignoram, preferem esmagar seus inimigos com suas grandes clavas.

 

Tema

 

O tema de seu jogo é nada mais do que um super resumo de seu jogo descrito em poucas linhas. Para criar o tema pense nas seguintes perguntas:

 

Quais tramas serão abrangidas em sua história?

 

Um bom roteiro de jogo não se prende em apenas uma trama, ele tem diversas Tramas, para ajuda-lo na longevidade de seu jogo, pense em jogar um jogo onde o personagem principal é um agente secreto que executa várias missões sem nexo, e ele tenta descobrir uma razão para isso, e descobre uma organização que secretamente controla o governo, e ele tenta descobrir quais os objetivos dessa organização, a trama serve unicamente para manter o clímax de seu jogo, por isso tente sempre deixa-la interessante e desafiadora.

 

O Herói fala?

 

Isso não é necessário ser colocado no cenário, mas é muito importante se pensar nisso, pois seu personagem pode ser mudo e outras pessoas falarem por ele.

 

Exemplo:

 

Tema: O jogo conta a história de Salu, que procura vingar a morte de sua amada pelo terrível dragão Slayer, mas para isso ele precisa viajar até Esparta para aprender a ser um bravo guerreiro, no caminho ele conhece novos amigos e muitos inimigos.

 

História:

 

Finalmente a História, como sendo algo crucial da criação de seu roteiro de jogo, porem, ela NÃO contará o que se passa no jogo !!! mas sim o que se passa no mundo em que seu jogo está inserido.

 

Que tipo de grupos sociais predominam em seu jogo?

 

Um fator crucial é especificar quem está no comando, tais como os reis, os nobres, o clero, os presidentes, os governadores, etc. Também especifique as profissões como piratas, ladrões, ferreiros, soldados, comerciantes, etc.

 

Tenha conhecimento sobre o que está fazendo!

 

Procure sempre saber sobre o que está escrevendo, por isso pense muito bem no cenário de seu jogo, pois na história você terá que desenvolver coisas coerentes com a época escolhida, por isso antes de começar a história pesquise muito sobre a época, isso irá ajudar muito no desenvolvimento da história, lembre-se sempre que o cenário anda junto com a história, por esse motivo que ele é visto como a mesma coisa por muitas pessoas.

 

Exemplo:

 

História: Nesse grande mundo, existem várias regiões inexploradas e várias tribos nômades, no entanto, uma região bastante avançada de humanos criou um grande Império chamado Shindra, esse Império cresce de forma desenfreada consumindo florestas e qualquer tipo de tribo inferior que aparecer no seu caminho, tal acontecimento fez com que muitos nômades migrassem para a região norte às terras frias da Sibéria. No entanto, alguns nômades ainda lutam para defender suas terras, esses conflitos acabaram dando aos humanos bastante conhecimento aos humanos sobre a forja Arcana, bastante perigosa e que usada sobre as mãos inocentes dos humanos pode acabar trazendo perigos ao mundo todo.

Enredo:

 

Existem muitos tipos de roteiros alguns são bem detalhados e outros extremamente resumidos, opte sempre por elaborar algo bem detalhado de forma que qualquer um que leia entenda seu ponto de vista, o que está acontecendo em seu mundo.

 

Definindo Resources

 

Durante a criação do roteiro você irá predefinindo alguns fatos, tais como um vulcão irá entrar em erupção, ou a Rússia entra em guerra com o Estados Unidos e o Brasil acaba no meio da guerra, etc., use e abuse de sua imaginação.

 

Definindo Sistema / Script

 

Tendo o Roteiro em mãos defina que linguagem irá utilizar para desenvolver o jogo, se irá utilizar o Java, C++, C#, Unit, Pascal, esse passo fica a critério de vocês.

 

Conclusão

 

 

Com o roteiro em mãos e a linguagem definida, enfim podemos definir o nome do jogo,  e assim desenvolve-lo.

Comentários  

 
-1 #2 huehuehuesad 23-05-2016 19:43
:roll: :roll: :roll: huehuehue quem quiser ver meu game peskisa fisting
Citar
 
 
+6 #1 Roteiro de jogoMILESMARCOS GOMES PE 06-08-2014 13:08
Estou me desafiando em escrever um roteiro para game.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: