Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Dando “vida” ao chassi TG007 usando um Arduino e dois transistores TIP 102

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Caso não tenha visto ainda como controlar um motor DC, veja o tutorial em http://seucurso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=93:ligando-desligando-e-controlando-a-velocidade-de-motores-dc-com-o-arduino&catid=901:arduino&Itemid=65, pois será necessário para realizar os procedimentos abaixo.

Outro jeito de por pra funcionar o chassi TG007 é usar dois transistores TIP 102, cada transistor para o respectivo motor, assim os motores serão independentes.

Materiais utilizados:

2 transistores TIP 102

2 resistores de 1k?

2 resistores de 220?

2 LEDs

É importante fazer uma ressalva que utilizando os transistores o chassi não andará diretamente para trás, porém é possível virá-lo 180° e depois andar para frente.

Vamos começar!

Solde dois fios de cobre em ambos os motores DC


Fixe o arduino e o protoboard ao chassi.

Depois de fixado, disponha os dois transistores e os dois resistores de 1k? no protoboard, sendo que os resistores são conectados a base de cada transistor.


Conecte a outra extremidade dos resistores na saída digital do arduino


Ligue os pinos terra (GND) do arduino ao emissor dos transistores


Conecte os dois polos da fonte de alimentação (pilhas) nas conexões verticais do protoboard para facilitar a montagem do circuito.



Conecte o positivo do motor DC no positivo da fonte de alimentação e o negativo no coletor do transistor. Fazer o mesmo para o outro motor.


Obs: Para saber qual o positivo e o negativo do motor basta ligar os fios na fonte de alimentação, caso o motor gire para frente os fios colocados são o positivo e o negativo, caso gire para trás é só inverter.


Vincule o negativo da fonte de alimentação ao emissor de cada transistor.



Agora para efeitos visuais acople os resistores de 220? nas extremidades dos resistores de 1k?, em seguida o anodo dos LEDs conectados com os resistores de 220? e o catodo ao emissor.



Após as conexões basta ir ao ambiente de desenvolvimento oferecido pelo arduino e colocar o seguinte exemplo que fará seu chassi andar para frente e parar por 5 segundos.

int MotorDireita = 2;
int MotorEsquerda = 3;
void setup(){
pinMode(MotorDireita, OUTPUT);
pinMode(MotorEsquerda, OUTPUT);
}
void loop(){
digitalWrite(MotorDireita, HIGH);
digitalWrite(MotorEsquerda, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(MotorDireita, LOW);
digitalWrite(MotorEsquerda, LOW);
delay(5000);
 
}



Mostrar outros artigos deste autor

Comentários  

 
0 #1 Sr.Diego Phoenix 27-05-2014 17:38
Olá amigo, você pode me lembrar pra que serve esse TIP 102? Pelo que vi, é um simples "chaveador", deixando passar ou não os 5V do arduino dependendo do sinal digital lá.

Porque eu não posso ligar direto nos 5V do sinal digital do arduino?

Comprei recentemente um chassi com 2 motores DC amarelinhos. Liguei no 5V, funcionou. Liguei na saída digital, não funcionou. Pelo que eu vi, é por causa da corrente. Pra isso me recomendaram um módulo motor driver pra aumentar a corrente pro motor. E ainda me disseram que, embora com os 5V do arduino funcione, ele pode queimar o arduino pois drena muita corrente.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: