Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Media Access Control

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 11
PiorMelhor 

O que é ? Onde encontrar ?

MAC é a sigla Media Access Control, ou seja, o endereço de controle de acesso da sua placa de rede. Seguindo o exemplo da imagem, temos cinco estações, cada estação contém uma placa de rede, logo, temos cinco endereços diferentes. Se cada estação tivesse duas placas de rede, teríamos 10 endereços diferentes. O IP deixa de ser tão importante quando há comunicação de rede, pois através do endereço MAC que ocorre a comunicação a nível LAN.

Exemplo: Para o usuário da estação 1 se comunicar com o servidor, ele digita o IP do mesmo que queira se comunicar pelo executar, esse comando é para visualizar o conteúdo do servidor. Assim que o comando é dado, o protocolo ARP da estação 1 enviará um pacote para todos os computadores da rede perguntando quem é o dono do IP. Neste pacote enviado pela estação 1 existirão o IP de origem de pacote e o IP de destino, ou seja, IP da estação para o IP do servidor.  Quem for o dono do IP deverá enviar uma resposta para a estação 1 dizendo seu endereço MAC. No nosso exemplo o servidor é dono do IP procurado, então ele enviará seu endereço MAC para a estação 1, já no pacote de resposta enviado do servidor para estação não existirá mais IP de origem e destino, pois o MAC de destino (estação 1) é reconhecido pois veio na requisição do protocolo ARP. Então, o servidor enviara automaticamente para a estação 1. Agora, tanto o servidor quanto a estação conhecem seus respectivos endereços MACs. Sendo assim, as duas maquinas conseguem se comunicar. Nessa negociação através do ARP, o switch localizava em qual porta estão conectados aqueles endereços MACs. Feita a descoberta a estação 1 poderá acessar o compartilhamento.

O endereço pode ser encontrado nas configurações do seu computador. A característica do mesmo contem 12 dígitos sendo hexadecimais.

Ex.:   00:00:00:00:00:00

Existem diferentes caminhos de localizar o MAC, pois varia de S.O, mas basicamente o lugar é o mesmo.

Vou começar pelas versões novas que são as mais utilizadas e se alguém tiver curiosidade de saber o caminho da versão anterior, deixe um comentário aqui para eu responder.

Windows NT, 2000, XP, Vista, 7

1 – Abra o prompt de comando

2 – Digite, ipconfig –all (o traço é necessário)

3 – Nos dados listados, o MAC está nomeado como “Endereço Físico”

MAC OS9 ou anteriores

1 – Painel de Controle

2 - Selecione a opção TCP/IP

3 – Na tela que abrir, clique em “Arquivo” -> “Obter informações”

4 – Na janela exibida, o endereço MAC está listado como Endereço de Hardware

MAC OSX

1 – Preferencias de sistema

2 – Na janela que abrir, clique em rede

3 – Selecione a aba TCP/IP

4 – O endereço estará listado como Endereço Ethernet ou Endereço MAC

LINUX ou UNIX

1 – Abra o terminal

2 - Digite ipconfig e de enter

3 – caso receba “not.found” digite “/sbin/ipconfig” e de enter

4 – O MAC está listado como Hwadder no campo designado por eth1 ou wlan0 (isso por padão – pode acontecer que o nome mudar dependendo da distribuição itilizada).

Sabendo o endereço MAC do seu computador, você não precisa definir uma senha Wi Fi de rede, pode simplesmente configurar para que apenas computadores com o endereço MAC cadastrados possam acessar sua rede. O roteador não distribuirá endereços IP para dispositivos sem MAC cadastrado no sistema. É importante que saiba que varia de roteador para roteador, então variam os filtros MAC com menus e termos semelhantes. Antes de mais nada, você precisa do IP de acesso do roteador, usuário e senha. O TP – Link (Acredito que seja o mais comum) utiliza o endereço 192.168.11.

1 – abra o navegador e digite o endereço do seu roteador (caso não saiba, abra o prompt e de o comando ipconfig e enter.)

2 – na janela que abrir, digite o usuário e a senado roteador

3 – No menu roteador, clique na opção “Wireless” e em seguida em “Wireless MAC Filtering”

4 – Marque a opção “Enable” para ativar o filtro MAC e altere a regra para “Allow” para permitir acesso apenas para estações que tenham endereços cadastrados.

5 – Para cadastrar um novo endereço MAC, clique em “ADD New” e preencha os campos “MAC Adress” com o numero do endereço MAC e “Description” com a identificação da estação (Ex. PC Felizbertino).

6 – Cadastre quantos deseja e clique em “Save” para guardar informações.

OBS: Procure o manual do seu roteador ou no arquivo de ajuda pra saber mais sobre o cadastramento dos endereços.

Devo mesmo fazer ?

Os dispositivos NÃO cadastrados NÃO receberão um endereço de IP do seu roteador e claro, não conseguiram acessar sua rede. Sempre que seu amigo levar um laptop, smartphone ou algum aparelho para conectar não irá conseguir conectar-se a rede. Será necessário cadastrar o endereço MAC do dispositivo dele, que será feito apenas uma vez. Ele é salvo na memoria do roteador e terá liberdade para acessar a sua rede.

Smartphones

IPHONE e IPOD TOUCH

1 – Configuração

2 – Opção geral

3 – Clique sobre a opção “sobre”

4 – O endereço está listado como “Wi Fi Address”

ANDROID

1 – Menu e configuração

2 – Opção “Sobre o Telefone”

3 – Agora, clique sobre a opção “Status”

4 – O endereço de MAC está listado como “Rede Wi Fi”

BLACKBARRY

1 – Acesse o Menu do aparelho

2 – Botão opção

3 – Opção “Status”

4 – O endereço MAC está listado como “Wlan MAC Address”

WINDOWS PHONE

1 – Menu

2 – Configuração

3 – Sobre

4 – Mais informações

5 – O MAC está listado como “MAC”

Infelizmente a Microsoft não disponibilizou a ação de screen shot para o Windows Phone inferior a versão 8 então não temos imagens para simulação.

CURIOSIDADES

Por ser único, não existe mais que uma placa de rede com o endereço igual, O MAC. Ele é composto por 48 bits representados em algarismos hexadecimais que vão de 0 á F, 24 desses 48 bits representam um código que o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas Eletrônicos) entrega a cada fabricante a placa de rede. Podemos descobrir o fabricante da fabrica digitando os seis primeiros dígitos do MAC Adress.

 

00:00:00:00:00:00

Comentários  

 
+2 #1 ParabénsDouglas Marinho 14-08-2013 01:52
este é outro artigo que recomendo pra quem está em dúvida sobre o conteúdo. :roll:
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: