Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Sobre Termos de Uso

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 

Você já imaginou que pode ter vendido sua alma para alguma empresa clicando em "Li e concordo com os termos de uso" ?

Se você está lendo esse artigo, com certeza já se deparou com diversas situações em que o usuario teria que aceitar a licença de algum software ou rede social para utilizar o mesmo e provavelmente você é um daqueles que não leu os termos de uso, mas concordou mesmo assim. Mas, já pensou em ler ? Será mesmo seguro a rotina "Next, Next, Next, Acept, Finish" ?

Dois estudantes das Universidades Berklery e Universidade Tecnica de Desden realizaram uma pesquisa com mais de 80 mil usuarios, os pesquisadores inseriram um aviso de mais o menos 200 palavras, em duas linguas diferentes o Ingles e o Alemão. Mais de 50% dos 81.920 usuarios fecham a janela um menos de 8 segundo, o que claramente nos mostra que não leram o texto todo. Logo, perceberam que os botões da janela definem a atenção que o usuario despensa. Concluimos que cerca de 5% das pessoas leen os termos de uso, se a leitura do termo demora em média 2 minutos para ser completada, pode-se dizer que cerca de 95% dos usuarios não leem os textos antes de clicar em aceitar.

Vendendo a própria alma.

- Para comemorar o Dia da Mentira, uma empresa de games, Gamestation adicionou uma cláusula dizendo que: O usuario que concordasse com a licença estaria vendendo sua alma para o fabricante do game. Porém, eles foram bonzinhos, caso o usuario não acreditasse que possuia uma alma, já tivesse vendido a alma para outra pessoa ou simplesmente não concordasse, ele poderia discordar da cláusula por meio de uma caixa de opção.

Infelizmente, 7,5 mil usuarios estão com suas almas vendidas.

Você comete inflações de contrato ?

- Produtos da Microsoft estipulam que usuarios não podem criticar ou negligir publicamenute o software que esta usando.

/*Você que fala mal do windows, fique esperto. rs'

Você pode estar sendo observado

- Algumas empresas sabem o que esta acontecendo em seu computador. O termo de uso de alguns softwares como o Studio 9, estipula que o fabricante pode instalar, automaticamente e sem a sua confirmação, softwares em seu computador. Isso tudo em nome da sua "Segurança".

Concorda com o que não existe ?

- Pois é, algumas licenças visam concordae com todas as implementações, modificações e atualizações do software que possa ocorrer no futuro.

Temos que concordar que termos são para o bem da empresa e se realmente queremos utilizar seus serviços, temos que aceitar suas politicas, mas, algumas delas se aproveitam da situação adicionando clausulas no entanto estranhas, porém engraçadas. Fazem isso para estigar o usuario e fazer com que ele continue a ler o texto do contrato. Parece estranho, mas faz todo sentido.

Termos não tão comuns assim.

- A licença do iTunes Store, estipula que "O usuario está ciente de que não deve usar os softwares "Comprados" para desenvolver ou produzir mísseis, armas químicas, nucleares ou biológicas". O mesmo vale para o player de musica em si, o usauario se compromete a não usar o iTunes para construir ameaças nucleares ou quimicas. Além disse, alega que se por acaso ela precisar pagar alguma indenização ao usuario, esse valor não ultrapassará o valor de US$ 50.

- Particularmente, acho que a licença do Fremework é a mais curiosa. Logo no inicio do contrato antes das cláusulas começarem, os desenvolvedores avisam que "O usuário do fremework promete comer vegetais em pelo menos uma vez por semana, ajudar ou falar com pessoas que estçao passando necessidades, respeitar pessoas diferentes, reciclar o lixo, praticar sexo seguro e não invadir países pensando que é dono do mundo".

Pode isso Arnaldo ?

Bom, deve imaginar que parou por aqui, ou que só acontece com softwares, não, em redes sociais ocorrem também, como no Twipic, a empresa afirma que ao enviar uma imagem para o site, o usuário está concedendo, automaticamente, permissão para que a empresa usar a fotografia como bem entender, até mesmo para licenciar a foto que você tirou para outras empresas. Seguro, não ?

- Uma cláusula do Tumblr diz, "Se você tem menos de 13 anos, não use o tumblr, peça para seus pais um Xbox ou experimente Livros." ou "O usuario é proibido de postar fotos obcenas de ex-relacionamentos, não queremos ver intimidades obtidas pelo casal" Tenso, não ?

- Fecebook proibe você de criar uma conta "Se o usuario for um criminosso sexual condenado".

Alias o facebook é cheio de cláusulas comprometedoras como "O facebook não garante total segurança de informação" ou "Se você desativar uma conta facebook, só poderá reativar com nossa permissão". "Tudo que você postar em nossa rede será de direito da nossa empresa".

 

Agora imaginem o termo de uso do Google.. Topa descobrir ? Merece um artigo sobre ? Comenta ai!



Mostrar outros artigos deste autor

Comentários  

 
0 #2 Merece artigoDouglas Marinho 04-09-2013 11:40
Google preferência de e-mail ou entre outros...
Citar
 
 
+2 #1 Ninguém da importância pra isso =/Douglas Marinho 29-08-2013 22:10
parabéns por lembrar desses aspectos que ninguém liga continue assim. ;)
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: