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Como usar o display Nokia5110 com o Arduino

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Usar esse tipo de display em projetos com o Arduino agregam enormemente funcionalidade e valor, visto se tratar de um display LCD gráfico, mais precisamente o mesmo utilizado nos celulares Nokia 5110! Dá quase para dizer com certeza: “Quem nunca teve um desses?!”.



Inclusive o display LCD está no mercado desde 1998, ou seja, consolidado e muito testado em muitas aplicações além do celular.

Bom, vamos ao que interessa. Esse display pode ser facilmente encontrado em sites no exterior voltados para produtos eletrônicos e DIY (Do it yourself – Faça você mesmo), aqui no Brasil encontrei na Tato Equipamentos Equipamentos Eletrônicos a preço convidativo para quem não tem ou não quer usar o cartão internacional/esperar até um mês pela entrega.



Com o display conectado ao protoboard vamos iniciar as conexões.

Sendo os pinos:

RST      -           Reset

CE        -           Chip Enable

DC       -           Data/Command

Din      -           Data Input

Clk       -           Clock

Vcc      -           Power Supply

BL        -           Back Light

GND    -           Terra

Ligue o pino GND do display ao GND do Arduino:



Ligue o pino BL do display ao pino digital 2 do Arduino. Isso fará com que seja possível controlar o back light, caso queira deixa-lo ligado direto conecte-o ao Vcc:



Ligue o pino Vcc do display ao pino 5V (ATENÇÃO: verifique a voltagem do seu display, caso tenha dúvidas, ligue no pino 3,3V) do Arduino:



Ligue o pino CLK do display ao pino digital 8 do Arduino:



Ligue o pino Din do display ao pino digital 9 do Arduino:



Ligue o pino DC do display ao pino digital 10 do Arduino:



Ligue o pino CE do display ao pino digital 11 do Arduino:



Ligue o pino RST do display ao pino digital 12 do Arduino:



Antes de continuar, confira todas as ligações, pois a quantidade de jumpers é grande!

Agora vamos ao código desenvolvido por Jim Park, disponível no próprio site do Arduino, aqui. Porém fiz algumas modificações para lidar com o back light e melhorar o posicionamento dos caracteres.

#define PIN_RESET 12    // Reset
#define PIN_SCE   11    // Chip Enable
#define PIN_DC    10    // Data/Command
#define PIN_SDIN  9     // Data Input
#define PIN_SCLK  8     // Clock
#define PIN_BL    2     // Back Light
 
#define LCD_C     LOW
#define LCD_D     HIGH
 
#define LCD_X     84
#define LCD_Y     48
#define LCD_CMD   0
 
int a = 0;
 
static const byte ASCII[][5] =
{
 {0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00}  // 20 espaço
 ,{0x00, 0x00, 0x5f, 0x00, 0x00} // 21 !
 ,{0x00, 0x07, 0x00, 0x07, 0x00} // 22 "
 ,{0x14, 0x7f, 0x14, 0x7f, 0x14} // 23 #
 ,{0x24, 0x2a, 0x7f, 0x2a, 0x12} // 24 $
 ,{0x23, 0x13, 0x08, 0x64, 0x62} // 25 %
 ,{0x36, 0x49, 0x55, 0x22, 0x50} // 26 &
 ,{0x00, 0x05, 0x03, 0x00, 0x00} // 27 '
 ,{0x00, 0x1c, 0x22, 0x41, 0x00} // 28 (
 ,{0x00, 0x41, 0x22, 0x1c, 0x00} // 29 )
 ,{0x14, 0x08, 0x3e, 0x08, 0x14} // 2a *
 ,{0x08, 0x08, 0x3e, 0x08, 0x08} // 2b +
 ,{0x00, 0x50, 0x30, 0x00, 0x00} // 2c ,
 ,{0x08, 0x08, 0x08, 0x08, 0x08} // 2d -
 ,{0x00, 0x60, 0x60, 0x00, 0x00} // 2e .
 ,{0x20, 0x10, 0x08, 0x04, 0x02} // 2f /
 ,{0x3e, 0x51, 0x49, 0x45, 0x3e} // 30 0
 ,{0x00, 0x42, 0x7f, 0x40, 0x00} // 31 1
 ,{0x42, 0x61, 0x51, 0x49, 0x46} // 32 2
 ,{0x21, 0x41, 0x45, 0x4b, 0x31} // 33 3
 ,{0x18, 0x14, 0x12, 0x7f, 0x10} // 34 4
 ,{0x27, 0x45, 0x45, 0x45, 0x39} // 35 5
 ,{0x3c, 0x4a, 0x49, 0x49, 0x30} // 36 6
 ,{0x01, 0x71, 0x09, 0x05, 0x03} // 37 7
 ,{0x36, 0x49, 0x49, 0x49, 0x36} // 38 8
 ,{0x06, 0x49, 0x49, 0x29, 0x1e} // 39 9
 ,{0x00, 0x36, 0x36, 0x00, 0x00} // 3a :
 ,{0x00, 0x56, 0x36, 0x00, 0x00} // 3b ;
 ,{0x08, 0x14, 0x22, 0x41, 0x00} // 3c <
 ,{0x14, 0x14, 0x14, 0x14, 0x14} // 3d =
 ,{0x00, 0x41, 0x22, 0x14, 0x08} // 3e >
 ,{0x02, 0x01, 0x51, 0x09, 0x06} // 3f ?
 ,{0x32, 0x49, 0x79, 0x41, 0x3e} // 40 @
 ,{0x7e, 0x11, 0x11, 0x11, 0x7e} // 41 A
 ,{0x7f, 0x49, 0x49, 0x49, 0x36} // 42 B
 ,{0x3e, 0x41, 0x41, 0x41, 0x22} // 43 C
 ,{0x7f, 0x41, 0x41, 0x22, 0x1c} // 44 D
 ,{0x7f, 0x49, 0x49, 0x49, 0x41} // 45 E
 ,{0x7f, 0x09, 0x09, 0x09, 0x01} // 46 F
 ,{0x3e, 0x41, 0x49, 0x49, 0x7a} // 47 G
 ,{0x7f, 0x08, 0x08, 0x08, 0x7f} // 48 H
 ,{0x00, 0x41, 0x7f, 0x41, 0x00} // 49 I
 ,{0x20, 0x40, 0x41, 0x3f, 0x01} // 4a J
 ,{0x7f, 0x08, 0x14, 0x22, 0x41} // 4b K
 ,{0x7f, 0x40, 0x40, 0x40, 0x40} // 4c L
 ,{0x7f, 0x02, 0x0c, 0x02, 0x7f} // 4d M
 ,{0x7f, 0x04, 0x08, 0x10, 0x7f} // 4e N
 ,{0x3e, 0x41, 0x41, 0x41, 0x3e} // 4f O
 ,{0x7f, 0x09, 0x09, 0x09, 0x06} // 50 P
 ,{0x3e, 0x41, 0x51, 0x21, 0x5e} // 51 Q
 ,{0x7f, 0x09, 0x19, 0x29, 0x46} // 52 R
 ,{0x46, 0x49, 0x49, 0x49, 0x31} // 53 S
 ,{0x01, 0x01, 0x7f, 0x01, 0x01} // 54 T
 ,{0x3f, 0x40, 0x40, 0x40, 0x3f} // 55 U
 ,{0x1f, 0x20, 0x40, 0x20, 0x1f} // 56 V
 ,{0x3f, 0x40, 0x38, 0x40, 0x3f} // 57 W
 ,{0x63, 0x14, 0x08, 0x14, 0x63} // 58 X
 ,{0x07, 0x08, 0x70, 0x08, 0x07} // 59 Y
 ,{0x61, 0x51, 0x49, 0x45, 0x43} // 5a Z
 ,{0x00, 0x7f, 0x41, 0x41, 0x00} // 5b [
 ,{0x02, 0x04, 0x08, 0x10, 0x20} // 5c ¥
 ,{0x00, 0x41, 0x41, 0x7f, 0x00} // 5d ]
 ,{0x04, 0x02, 0x01, 0x02, 0x04} // 5e ^
 ,{0x40, 0x40, 0x40, 0x40, 0x40} // 5f _
 ,{0x00, 0x01, 0x02, 0x04, 0x00} // 60 `
 ,{0x20, 0x54, 0x54, 0x54, 0x78} // 61 a
 ,{0x7f, 0x48, 0x44, 0x44, 0x38} // 62 b
 ,{0x38, 0x44, 0x44, 0x44, 0x20} // 63 c
 ,{0x38, 0x44, 0x44, 0x48, 0x7f} // 64 d
 ,{0x38, 0x54, 0x54, 0x54, 0x18} // 65 e
 ,{0x08, 0x7e, 0x09, 0x01, 0x02} // 66 f
 ,{0x0c, 0x52, 0x52, 0x52, 0x3e} // 67 g
 ,{0x7f, 0x08, 0x04, 0x04, 0x78} // 68 h
 ,{0x00, 0x44, 0x7d, 0x40, 0x00} // 69 i
 ,{0x20, 0x40, 0x44, 0x3d, 0x00} // 6a j 
 ,{0x7f, 0x10, 0x28, 0x44, 0x00} // 6b k
 ,{0x00, 0x41, 0x7f, 0x40, 0x00} // 6c l
 ,{0x7c, 0x04, 0x18, 0x04, 0x78} // 6d m
 ,{0x7c, 0x08, 0x04, 0x04, 0x78} // 6e n
 ,{0x38, 0x44, 0x44, 0x44, 0x38} // 6f o
 ,{0x7c, 0x14, 0x14, 0x14, 0x08} // 70 p
 ,{0x08, 0x14, 0x14, 0x18, 0x7c} // 71 q
 ,{0x7c, 0x08, 0x04, 0x04, 0x08} // 72 r
 ,{0x48, 0x54, 0x54, 0x54, 0x20} // 73 s
 ,{0x04, 0x3f, 0x44, 0x40, 0x20} // 74 t
 ,{0x3c, 0x40, 0x40, 0x20, 0x7c} // 75 u
 ,{0x1c, 0x20, 0x40, 0x20, 0x1c} // 76 v
 ,{0x3c, 0x40, 0x30, 0x40, 0x3c} // 77 w
 ,{0x44, 0x28, 0x10, 0x28, 0x44} // 78 x
 ,{0x0c, 0x50, 0x50, 0x50, 0x3c} // 79 y
 ,{0x44, 0x64, 0x54, 0x4c, 0x44} // 7a z
 ,{0x00, 0x08, 0x36, 0x41, 0x00} // 7b {
 ,{0x00, 0x00, 0x7f, 0x00, 0x00} // 7c |
 ,{0x00, 0x41, 0x36, 0x08, 0x00} // 7d }
 ,{0x10, 0x08, 0x08, 0x10, 0x08} // 7e ?
 ,{0x00, 0x06, 0x09, 0x09, 0x06} // 7f ?
};
 
void LcdCharacter(char character)
{
 LcdWrite(LCD_D, 0x00);
 for (int index = 0; index < 5; index++)
 {
 LcdWrite(LCD_D, ASCII[character - 0x20][index]);
 }
 LcdWrite(LCD_D, 0x00);
}
 
void LcdClear(void)
{
 for (int index = 0; index < LCD_X * LCD_Y / 8; index++)
 {
 LcdWrite(LCD_D, 0x00);
 }
}
 
void LcdInitialise(void)
{
 pinMode(PIN_SCE,   OUTPUT);
 pinMode(PIN_RESET, OUTPUT);
 pinMode(PIN_DC,    OUTPUT);
 pinMode(PIN_SDIN,  OUTPUT);
 pinMode(PIN_SCLK,  OUTPUT);
 pinMode(PIN_BL,    OUTPUT);
 
 digitalWrite(PIN_RESET, LOW);
 // delay(1);
 digitalWrite(PIN_RESET, HIGH);
 
 LcdWrite( LCD_CMD, 0x21 );  // Display em comandos estendidos
 LcdWrite( LCD_CMD, 0xBf );  // Contraste do display - valor B1
 LcdWrite( LCD_CMD, 0x04 );  // Coefficiente de tempo - 0x04
 LcdWrite( LCD_CMD, 0x14 );  // BIAS mode 1:48. - 0x13
 LcdWrite( LCD_CMD, 0x0C );  // Display no modo normal - para modo inverso uso 0x0d
 LcdWrite(LCD_C, 0x20);
 LcdWrite(LCD_C, 0x0C);
}
 
void LcdString(char *characters)
{
 while (*characters)
 {
 LcdCharacter(*characters++);
 }
}
 
void LcdWrite(byte dc, byte data)
{
 digitalWrite(PIN_DC, dc);
 digitalWrite(PIN_SCE, LOW);
 shiftOut(PIN_SDIN, PIN_SCLK, MSBFIRST, data);
 digitalWrite(PIN_SCE, HIGH);
}
 
// x - de 0 até 84
// y - de 0 até 5
void gotoXY(int x, int y)
{
 LcdWrite( 0, 0x80 | x);  // Colunas
 LcdWrite( 0, 0x40 | y);  // Linhas
 
}
 
void drawLine(void)
{
 unsigned char  j; 
 for(j=0; j<84; j++) // Topo
 {
 gotoXY (j,0);
 LcdWrite (1,0x01);
 } 
 for(j=0; j<84; j++) // Rodapé
 {
 gotoXY (j,5);
 LcdWrite (1,0x80);
 } 
 for(j=0; j<6; j++) // Direita
 {
 gotoXY (83,j);
 LcdWrite (1,0xff);
 } 
 for(j=0; j<6; j++) // Esquerda
 {
 gotoXY (0,j);
 LcdWrite (1,0xff);
 }
}
 
void setup(void)
{
 digitalWrite(2,HIGH);    // Liga o back light
 LcdInitialise();         // Inicializa o display
 LcdClear();              // Apaga todos os caracteres
}
 
char caractere = '|';
 
void loop(void)
{
 int a,b;
 char Str[15];
 drawLine(); // Desenha a borda
 // x - colunas - de 0 até 84
 // y - linhas  - de 0 até 5
 gotoXY(10,1);
 LcdString ("Seu Curso");
 gotoXY(24,3);
 LcdString("TESTE");
 delay(500);
 gotoXY(24,3);
 LcdCharacter('t');
 LcdCharacter('e');
 LcdCharacter('s');
 LcdCharacter('t');
 LcdCharacter('e');
 delay(500);
 if(caractere == '|') caractere = '/'; else
 if(caractere == '/') caractere = '-'; else
 if(caractere == '-') caractere = '\\'; else
 if(caractere == '\\') caractere = '|'; else
 gotoXY(80,3);
 LcdCharacter(caractere);
}


Funcionando:


 

 

Com esse código em mãos podemos fazer inúmeras mudanças e adaptações para qualquer aplicação que se possa imaginar.

Comentários  

 
0 #2 profileprofile 20-12-2016 10:24 Citar
 
 
+1 #1 Usando PICananda dos santos ro 22-10-2014 16:16
:lol: Oiie, acabei de adquirir o display que adorei o post. Mas, eu gostaria de usar o este display com meu PIC, 16f876 (ou o 16f628a), sabe usando a USART (tx). Eu fiz meu programa num software livre (LDmicro) de prog em Ladder. Mas, posso usar C no 16f628. Alguma ideia, ou que tal fazer um post sobre o uso dele com PIC???? :D
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