Primeiro é preciso ter o NetBeans instalado no seu computador, você pode encontra-lo no endereço http://netbeans.org/downloads/ (aproximadamente 257 MiB).
No meu caso a opção pelo download e instalação foi do NetBeans na versão completa.
Instale o JDK (Java Development Kit) mais atual em seu computador, você poderá encontra-lo em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html
Depois faça download do SDK (Software Development Kit) do Android, que pode ser encontrado em http://developer.android.com/sdk/index.html (aproximadamente 38 MiB). Guarde esse arquivo em algum lugar onde você saberá onde está quando precisar.
Para o Android SDK opte pelo download da versão Windows instalação executável, a que é recomendada no próprio site.
Execute seu NetBeans:
Abra o menu Ferramentas, clique na opção Plugins:
Clique na aba Configurações:
Na janela que será mostrada clique no botão Adicionar:
Para o nome digite Android e para a URL digite http://kenai.com/projects/nbandroid/downloads/download/updatecenter/updates.xml
Clique no botão OK.
Você não deverá obter nenhuma mensagem de erro, mas também nenhum de confirmação, apenas deverá aparecer o nome Android na sua lista de centrais de atualização, a esquerda da tela de Plugins.
Agora clique na aba Pluins Disponíveis:
Clique no botão Recarregar catálogo e aguarde.
Encontre o plug-in Android, selecione-o para instalação:
Clique no botão Instalar e nas próximas janelas clique em Próximo, na sequencia selecione “Eu aceito os termos no contrato de todas as licenças”, obviamente depois de lê-las, e no botão Instalar. Aguarde a instalação:
Caso receba mensagem de não confiabilidade dos plug-ins clique em continuar:
Ao término da instalação clique no botão Finalizar:
Agora execute o arquivo de instalação do Android o qual você fez download no início desse tutorial:
Clique no botão Next. Aguarde a detecção do ambiente JAVA que você tem instalado em seu computador e clique novamente no botão Next:
Selecione um local para instalação ou deixe o sugerido. Clique no botão Next:
Finalmente, clique no botão Install:
Aguarde a instalação. Ao término do processo de cópia dos arquivos clique no botão Next:
Clique no botão Finish:
Após a instalação será exibido o Android SDK Manager onde você poderá executar download de novas funcionalidades, atualizações, imagens de sistemas e etc. Recomenda-se atualizar tudo o que for necessário, e sugerido pelo Manager. Isso pode demorar algumas horas, dependendo da sua conexão à Internet, por isso, paciência:
Tudo baixado e atualizado precisamos agora configurar nosso Android Virtual Device (AVD). Para isso encontre no seu Menu Iniciar o AVD Manager do Android SDK Tools:
Agora vamos criar um novo dispositivo virtual, clique no botão New:
Dê um novo do dispositivo virtual, mas atenção, não use espaço ou caracteres especiais. A opção Target indica a API a ser utilizada. Em SD Card size você poderá escolher o tamanho do cartão de memória a ser emulado. Habilite, caso desejar, a opção snapshot, com ela é possível fazer instantâneos do sistema. Escolha também o skin desejado que será necessário ao seu projeto.
Feito tudo isso clique no botão Create AVD e aguarde:
Agora basta selecionar seu AVD e clicar no botão Start:
Para visualizá-lo clique no botão Launch e aguarde a exibição:
Pronto, seu Android SDK está testado e funcional. Agora vamos voltar ao NetBeans.
Selecione o menu Arquivo e clique na opção Novo Projeto:
Selecione a categoria Android e o projeto Android Project. Clique no botão Próximo. Dê nome a sua aplicação e clique no botão Manage Android SDK:
Na janela que aparecerá use o botão Browse e localize onde o Android SDK foi instalado. Em seguida clique no botão OK:
25
É preciso definir o nome do pacote a ser criado (package), por um bug relacionado ao Android esse nome deve ter duas partes separadas por ponto, para esse nosso exemplo usaremos Teste1.teste. Agora é só clicar no botão Finalizar:
Pronto! Agora é só começar a desenvolver:
Ao clicar para executar seu projeto você verá o dispositivo virtual que criamos com a sua aplicação: