Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Sobre Fotografia

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

A verdade é que todo mundo adora tirar foto e o fato é que, final de ano não tem como sair de casa sem levar a câmera digital seja profissional ou amadora, então vou explicar sobre algumas das ferramentas de e suas funções para tirar aquelas fotos de estufar o peito e dizer “Essa é a minha favorita”.

AUTO: Tem a função de fotografar com configurações automáticas, ou seja, ajustes necessários são feitos pelo próprio equipamento.

NOTURNO: Algumas vezes o flash é automático quando está configurado no modo noturno e é indicado para tirar fotos à noite e em locais com pouca luz.

MANUAL: Todos os ajustes são feitos pelo fotografo, é necessário ter pelo menos um pouco de conhecimento ou paciência para experiências.

ABERTURA: A abertura interfere na profundidade de campo, pode ser responsável por mais ou menos intensidade de luz ou por maior ou menor nitidez do campo de profundidade se a abertura for menor entra menos luz, se for maior entra mais luz. O campo de profundidade tem a ver com a distância que conseguimos ver desde o objeto que estamos a fotografar até o “Fim” Ex.

As duas fotos foram tiradas com a abertura F5, ou seja, em uma grande abertura onde o foco foram em áreas diferentes. Quanto maior for à abertura, menor é a distancia de nitidez campo de profundidade. Quanto menor for à abertura, maior a distancia de nitidez campo de profundidade.

VELOCIDADE DE DESPARO – OBTURADOR: A velocidade de disparo é o tempo que o obturador fica aberto, antes de voltar para posição inicial. Na foto abaixo, a intenção era deixar a foto com ar de “Movimento”, e com a quantidade de luz que o sensor será capaz de captar.

E essa velocidade é medida em segundos, ou até em frações de segundos expresso desta forma: 5” para velocidade acima de um segundo, que neste caso são 5 segundos, pois o numero apresenta o tempo e 1/200 para velocidade abaixo de um segundo, neste caso a velocidade é um segundo dividido por 200. Quanto mais rápido, menos luz é captada, porém as chances da imagem ficar tremida são bem menores.

DIAFRAGMA: É fácil alguém confundir diafragma e obturador, são partes diferentes da câmera e tem funções diferentes também. O diafragma controla a quantidade de luz que chega ao obturador, deixando a passagem maior ou menos, dependendo da sua abertura.

A abertura do diafragma é medida em números f, que são escritos desta forma: f/2.1, f/5.6, f/22. Sendo que, quanto maior a abertura, menor é o número.

imagem: Velocidade: 8 seg

Diafragma: ƒ/22

ISO: 400

Distância focal: 18mm

Inauguração da árvore da Lagoa- Foto de Rafael Lopes.

SABENDO DISSO, VAI AI ALGUMAS DICAS:

· Mantenha-se pelo menos 1,5 de distancia do objeto em que deseja fotografar, o foco fica melhor.

· Zoom, dispense o, o zoom em excesso diminua a qualidade da imagem.

· Para fotografar no escuro, aumente o ISO.

· Ilumine o ambiente, isso evita os olhos vermelhos no período noturno.

· Ao iluminar o rosto de alguém, utilize uma luz lateral para dar ênfase ao rosto de quem será fotografado.

· Ao tirar fotos de perfil, segure a câmera na altura dos olhos de quem será fotografada, assim a imagem ficará mais natural.

· Para enquadrar a foto, imagine ou utilize a opção que deixa o visor quadriculado como um jogo da velha, os pontos principais da foto deverão ficar onde as linhas se encontram.

· Quando estiver na praia, cuidado com o fundo para não fotografar algo indesejável.

· Tenha um tripé para programar fotos.

· O interessante é no Maximo utilizar duas tonalidades predominantes. Fotos muito coloridas ficam sobrecarregadas.

· Posicione a pessoa que será fotografada mais perto da câmera do que monumento. Desse modo será mais fácil enquadrar a imagem

· Festas, baladas fique próximo a luz

· Mova a câmera conforme a trajetória do objeto. Assim que ele estiver no ponto mais próximo de você, pressione delicadamente o obturador.

Busque novos ângulos, iluminações diferentes e aposte nas emoções. Sinta ao fotografar. Dessa maneira, seus registros ganharão um toque pessoal. Bom final de ano !

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: