Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quando o assunto é o seu dinheiro a primeira coisa que vem em mente é economia. Buscamos aparelhos que consumam menos energia, carros que façam mais quilômetros por litro e no meio dessa busca surgem informações que podem ou não ser realidade.

Na área elétrica uma grande questão que perdura há tempos é se em tensão 220V um aparelho é mais econômico que o 127V.

Para analise certeira precisamos dividir essa questão em duas partes. Primeiro vamos analisar o consumo de um equipamento. Como exemplo vamos utilizar o chuveiro elétrico, que na maioria das casas é o equipamento de maior consumo. O chuveiro ligado na temperatura quente consome 5.500W/H (watts por hora), independentemente se ele for projetado para 127V ou 220V. O fator que implica na sua conta de energia elétrica é o consumo do aparelho em Watts, ou seja, sua potência. Portanto nessa primeira análise não temos uma economia aparente.

A segunda parte de nosso estudo consiste em analisar a infraestrutura necessária para ligar tais equipamentos, os cabos. Em tensão 127V, graças a lei de Ohm, podemos afirmar que a corrente que passará por esses cabos, que estão alimentando o chuveiro, será de 43A (amperes). Para uma tensão 220V essa corrente chegará no máximo em 25A (amperes). Pode-se verificar que existe uma grande diferença entre as correntes. Em uma corrente menor usamos um cabo mais fino, que utilize menos cobre, portanto mais barato. Já com uma corrente maior acontece o inverso, precisamos de cabos mais grossos e portanto mais caros. Vale lembrar que alguns equipamentos não foram projetados para serem usados nas duas tensões. Alguns equipamentos só funcionam em 127V e, se forem ligados em 220V serão imediatamente danificados. Existem também equipamentos bi volt. Esses equipamentos podem ser ligados em qualquer uma das tensões e funcionarão sem problemas.

Concluímos que se você já estiver com uma infraestrutura pronta, trocar seus equipamentos de 127V para 220V não trará economia, mas caso você ainda esteja construindo você pode fazer uma boa economia em cabos.