Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Usando o Scratch (S4A) para programar o Arduino

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 18
PiorMelhor 

O Scratch é um ambiente de desenvolvimento que visa facilitar o aprendizado de programação por crianças especialmente entre 8 e 16 anos. Com ele, através de blocos pré-determinados de comandos, é possível criar aplicações que sigam um algoritmo determinado pelo usuário.

A ideia é excelente e chama a atenção de toda comunidade! Dessa forma não poderia ter deixado de chamar a atenção da comunidade Arduino também!

Para conseguir interação com o Arduino o Citilab SmallTalk fez algumas alterações no Scratch e criou o S4A, ou Scratch for Arduino (Scratch para Arduino).

A interface é a mesma e o funcionamento também, porém foram adicionados a capacidade de comunicação com o Arduino e blocos de comandos para os pinos digitais e analógicos do Arduino. Com esses blocos é possível enviar e ler valores de todos esses pinos.

É muito fácil lidar com tudo isso: você precisará (basicamente) de apenas de um Arduino ligado ao seu computador, que pode ter o sistema operacional Windows, Linux ou Mac OS e alguns minutos para download do ambiente Arduino e do S4A.

Então vamos começar a trabalhar:

Você terá que ter o Ambiente de Desenvolvimento Arduino para fazer upload de um scketch especial em seu Arduino que irá dar-lhe a capacidade de comunicação direta com o S4A. Não se preocupe, tudo é muito simples.

Faça o download do Ambiente de Desenvolvimento Arduino aqui. Escolha a versão adequada para seu sistema operacional e preferencialmente não baixe uma versão que seja BETA, pois essas versões estão em fase de testes ainda.



Para o Ambiente de Desenvolvimento Arduino não é preciso instalação, basta executá-lo e você terá:



Agora o próximo passo é baixar o Scketch especialmente desenvolvido para que o Arduino possa se comunicar com o S4A. O endereço oficial de download dele é aqui, mas também coloquei uma cópia aqui para o caso de precisar de uma alternativa.

Compile-o e faça upload dele para seu Arduino:



Ok, você não precisará mais do Ambiente de Desenvolvimento Arduino, por enquanto.

Faça o download do S4A aqui e clicando no link Downloads. Escolha a versão para o sistema operacional adequado que você usa.



Para o S4A será necessário instalação, mas os passos serão básicos, vamos lá:

Clique duas vezes sobre o arquivo para iniciar a instalação, a primeira escolha será o idioma de instalação que poderá ser catalão, inglês ou espanhol.



Na tela de boas vindas clique no botão Next.



Na tela dos termos de licença selecione I accept the agreement (lembre-se de ler o termo todo para saber seus direitos e deveres) e clique no botão Next.



Na próxima tela temos que escolher onde vamos instalar o S4A, caso queira mudar faça-o agora, caso contrário só clique no botão Next.



Na tela de seleção do grupo de menu iniciar clique no botão Next.



Na tela seguinte marque a opção Create a desktop icon para criar um ícone na área de trabalho e em seguida clique no botão Next.



Teremos então uma tela de resumo das opções escolhidas, basta clicar no botão Install para que o S4A seja instalado.



Aguarde que a instalação aconteça:



Ao término, deixe marcada a opção Lauch S4A para que o programa inicie assim que você clicar no botão Finish.



Ao abrir o programa irá procurar pelo Arduino (que deve ter o firmware – scketch especial carregado) como mostrado na imagem abaixo, à direita:



Quando o Arduino for detectado a mensagem de Searching board deverá desaparecer e você terá o ambiente pronto para começar a trabalhar:



Vamos fazer um exemplo, vamos fazer o LED do pino 13 piscar a cada dois segundos. Assim tiraremos a prova que está tudo OK.

Agora que de início não preciso me preocupar muito com as técnicas e métodos para que a programação possa ser feita, apenas vou dar um exemplo mecânico, do tipo siga e curta. Em outros tutoriais tratarei disso com mais profundidade.

No lado superior direito da tela encontre o botão Controle (amarelo). No grupo que abrirá logo abaixo arraste para a área de trabalho do S4A o bloco sempre. Esse bloco fará com que aconteça um looping infinito.



Encontre e clique agora o botão Movimento (azul) e arraste para dentro do bloco sempre o bloco digital 10 on. Mude o valor desse bloco de 10 para 13.



Clique no botão Aparência (rosa) e arrasta para dentro do bloco sempre, logo abaixo do bloco digital 13 on o bloco pense Hmm... por 2 segundos.



Coloque agora abaixo de todos, mas dentro de sempre o bloco digital 10 off. Altere o valor de 10 para 13. Abaixo dele coloque outro bloco pense Hmm.. por 2 segundos.



Logo que terminar a colocação do último bloco você já deverá ter o Arduino piscando o LED do pino 13.


 


Se quiser que ele pisque a cada segundo, mude no bloco pense Hmm... por 2 segundos o valor de 2 para 1;


 

O legal é que fizemos tudo isso sem precisar saber programar uma linha em linguagem C! Que tal ensinar para a garotada?!

Comentários  

 
0 #5 Excelente Artigo!Marcio Bernardo 13-01-2017 21:22
A receita funcionou de primeira!!!

Obrigado.
Citar
 
 
+1 #4 Muito bom artigoRoberto Andrade Cost 21-09-2016 21:24
Muito legal seu artigo. Parabéns!
Citar
 
 
0 #3 legalmarcio de jesus da s 19-04-2016 00:55
interessante e pratico da pra fazer ligação de ventilador de teto com :lol: e lampada
Citar
 
 
+3 #2 O teste do S4A não funcionouCarolina 16-02-2016 17:48
Estou com um probleminha, eu consegui fazer o scratch detectar a placa de arduíno, só que quando eu fui fazer o teste no S4A, ele não pisca como deveria, a luz do pino 13 fica desligada

outro detalhe é que os leitores analog ficam com valores em torno dos 200, não sei se devia ser maior o valor ou se é assim mesmo..

sou iniciante no uso de arduino
Citar
 
 
+2 #1 Não detecta o arduínoEduardo H Aranda 09-09-2015 16:44
Estou tentando detectar o Arduíno e o Programa não consegue detectá-lo.

Já está instalado o software do Arduíno e estou usando o Arduíno Uno

Obrigado
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: