Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Controlando servo motor usando o Scratch for Arduino (S4A)

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

 

 

Controlar motores é um grande atrativo para quem está começando a dar os primeiro passos no uso do Arduino para projetos em robótica.

 

Usar o Scratch for Arduino (S4A) por tornar essa tarefa muito mais atrativa por substituir linhas de comando em linguagem C por um interface gráfica e intuitiva.

 

Mas não dá para substituir totalmente o uso do ambiente Arduino, pois o primeiro passo é carregar o firmware do S4A no Arduino. Para isso faça download dele aqui, também coloquei uma cópia aqui para facilitar.

 

Para interar-se mais como obter o S4A e carregar o firmware veja o tutorial Usando o Scratch (S4A) para programar o Arduino.

 

Com o firmware carregado e tudo pronto, vamos ligar o servo no Arduino. O motor é um micro servo facilmente encontrado na Internet, o meu eu comprei na Tato.

 

 

 

 

Ligue o positivo (fio vermelho) do motor ao 5V do Arduino. O fio negativo (preto) do motor ao GND do Arduino. E o fio de sinal (branco) do motor ao pino digital 8 do Arduino:

 

 

 

 

No S4A encontre no grupo Controle o bloco Sempre e coloque-o na área de trabalho:

 

 

 

 

Dentro do bloco Sempre coloque um bloco Motor (8) angle (180), que fica no grupo Movimento:

 

 

 

 

Coloque em seguida um bloco Espere (1) segundos, que está no grupo Controle:

 

 

 

 

Coloque mais um bloco motor e um espere, como fizemos anteriormente:

 

 

 

 

Agora altere o valor de ângulo do primeiro bloco Motor (8) angle (180) para 0:

 

 

 

 

Agora basta selecione o bloco Sempre para que ele comece ser executado e o servo motor variar entre 0 graus e 180 graus em loop infinito:

 

 

 

 

 

 

 

Comentários  

 
0 #2 mt bombrunna 21-06-2016 11:14
:-) :lol: 8)
Citar
 
 
0 #1 Emef JhrElisangela 22-05-2015 20:09
boa noite
Iniciei um projeto de Robótica? Estou utilizando
o kit Atto Educacional com a placa de arduino e programando com o Ardublock, porém esta muiti difícil e os alunos já mexiam com o Scratch para criar jogos.

Enfim se vc tiver mais tutorias como esse e puder fornecer, agradeceria imensamente.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: