Imprimir
Categoria: C / C++
Acessos: 1172

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Allegro_(biblioteca)) Allegro é uma biblioteca livre de código fonte aberto para o desenvolvimento de video games.

 

O objetivo principal é a independência de plataforma de operação. O mesmo código-fonte, sem tirar nem pôr um único caractere que seja, deve compilar e rodar em todas as plataformas suportadas. Um objetivo de curto prazo é a plataforma 64-bits.

 

O seu principal uso é no escopo da programação de jogos. Atualmente ela possui uma grande comunidade pois além de possuir diversos recursos nativamente (gráficos 2D, 3D com OpenGL, entrada de dados pelo teclado e mouse, RLE-Sprites, exibição de vídeos e controle de som) a API é bastante extensível fazendo que com existam diversos addons disponíveis.

 

A interface pública de acesso da biblioteca é escrita em C, porém há alguns extensores (não-oficiais) para outras linguagem de programação. Internamente seu código fonte é escrito em uma mistura de C, Assembly (drivers i386), C++ e Objective-C.

 

A biblioteca Allegro também possível funções e classes para programação para o iPhone e Android, o que a torna mais atraente ainda para programadores que buscam inovação e novos nichos.

 

Você precisará ter instalado em seu computador o DevC++, caso você já tenha verifique se está com a última versão, caso contrário recomenda-se desinstalar a sua versão atual, baixar novamente e instalar a última versão disponível. Você pode encontrar o DevC++ para download gratuito em http://sourceforge.net/projects/dev-cpp/files/latest/download

 

Faça download também da última versão do Devpak da biblioteca Allegro em http://sourceforge.net/projects/alleg/files/allegro-bin/ (atualmente 4.2.1), também há uma cópia para download em http://www.seucurso.com.br/downloads/allegro-4.2.1-1mol.DevPak

 

Para instalar a Allego abra o seu Dev-C++, clique no menu Ferramentas e em seguida na opção Package Manager:

 

 

No Dev-C++ Package Manager clique no ícone Install:

 

 

Encontre o arquivo contendo o pacote da biblioteca Allegro que você fez download e clique no botão Abrir, a instalação irá iniciar:

 

 

Clique no botão Next:

 

 

Clique no botão Next:

 

 

Clique no botão Install e aguarde:

 

 

Para terminar clique no botão Finish.

 

 

Feche o Package Manager e vamos fazer um programa exemplo para testar se a biblioteca foi corretamente instalada:

 

No Dev-C++ clique no menu Arquivo, selecione a opção Novo e clique em Projeto. Selecione na aba Multimia o ícone Allegro application (static), dê nome ao seu projeto. Selecionar a linguagem que será utilizada, para esse nosso primeiro exemplo não fará diferença, mas caso queira usar orientação a objetos selecione Projeto C++, caso contrário selecione Projeto C. Clique no botão OK:

 

 

Você será solicitado a salvar o projeto:

 

 

Automaticamente já será aberto um código fonte para testes:

 

 

Salve o código fonte no mesmo local onde está salva seu projeto e execute-o utilizando o menu Executar, a barra de ferramentas ou simplesmente pressionando F9:

 

 

Se abrir uma janela com preenchimento preto é que tudo está funcionando perfeitamente!

 

Para fechar a janela pressione a tecla ESC.

 

Em breve serão colocados tutoriais para ensinar a usar as funções dessa biblioteca.

 

DIVIRTA-SE!