Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

How Old Do I Look - App que adivinha sua idade.

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

Alguns dias atrás estava navegando pela internet quando encontrei uma notícia da Microsoft promovendo sua nova ferramenta em que o usuário "upa" sua foto no site e o software "descobre" a sua idade.

Claro que a idade que o How-Old.net informa é uma idade aproximada, ou quase. Particularmente fiquei encantada com a complexidade (na qual talvez) este algoritmo possua, estive pesquisando em sites e artigos, lugares onde eu poderia encontrar algo que pudesse explicar a complexidade do algoritmo para escrever aqui.

Não encontrei nada que explicasse essa engenhoca, então vou apontar alguns pontos das minhas experiências (tanto de pesquisa quanto prática) que consegui observar.

Realizei o teste diversas vezes e o que mais me chamou atenção foi a variação de idade que o site ofereceu para minhas imagens, obviamente que comecei com fotos minhas, depois com as fotos dos meus amigos e até com as fotos de alguns desconhecidos do Google.

Eu tenho 19 anos e as idades em que foram passadas pelo site estavam entre de 20 a 39 anos, realizei com 8 imagens diferentes. Tenho cara de ser mais velha ? Talvez, mas considerando os desconhecidos que espantam quando digo minha idade acredito que não.

Algo que percebi foi que a quantidade de luz na imagem talvez influencie na descoberta de sua idade (quando nos baseamos na ideia do site). Por exemplo, em imagens com pouca iluminação minha idade aumentou consideravelmente e as imagens com excesso de iluminação diminuíram quase na mesma proporção. (Eu sei que disse quase, mas lembrando que queremos teorias já que não temos fatos). Acho que o algoritmo usa pontos "envelhecedores" para condição, como bocas, nariz, orelhas e olhos (onde juntam aqueles famosos pés de galinha). São pontos em que não percebemos mas durante os anos vão envelhecendo, tornando-se flácidos e enrugados. Quando crianças nossos rostos tendem a ser redondinhos e mordíveis e quando vamos alcançando a juventude o rosto tende a se esticar conforme vamos crescendo, após a fase de crescimento o rosto acaba enchendo devido a diminuição de metabolismo e por fim quando chegamos a fase mais avançada vamos "diminuindo" como se fossemos crianças novamente. Confuso ? Eu sei, não sou a melhor pessoa para explicar isto mas vou deixar um link (atente-se apenas nas imagens) para quem quiser entender a grosso modo como funciona o conceito de encher e esvaziar conforme a idade. kkk

 

Falando sobre gêneros vi que o site aparenta algumas dificuldades para reconhecimento de faces quando a imagem foi retirada de um angulo diferente do padrão ou quando a foto não está com os rostos na horizontal, observei que até quando a imagem está um pouco cortada nos cabelos ele fica incapaz de identificar. Fotos iguais também são reconhecidas pelo site fazendo com que a idade e gêneros sejam o mesmo. (já temos o fato de que não são idades aleatórias que recebemos, para os que não acreditam na tecnologia ).

Homens com cabelos longos amarrados em coque ou rabo de cavalo são identificados como gênero masculino também, então não ache que o cabelo influencie no gênero caso o seu tenha dado errado, acredito que a os pontos em que talvez sejam comparados são as Sobrancelhas, pois as dos homens consistem em um design mais grosso e reta, nariz, boca, olhos (os olhos masculinos contém menos destaques), rosto com o formato mais quadrado, entre outros pontos que eu talvez desconheça.

De uma forma simpática o site nos deixa uma mensagem para que não haja aborrecimentos por parte do usuário ao informar sua possível idade.

"Pedimos desculpa se não conseguimos acertar na idade e gênero - ainda estamos a melhorar a ferramenta"

E fique tranquilo pois o site não armazena sua imagem, está escrito nos termos de uso da ferramenta.

Apesar de toda brincadeira da Microsoft, o projeto começou da experiencia dos engenheiros da empresa que estavam realizando testes a um novo software de detectação facial. Os funcionários pediram para que 200 pessoas testassem e experimentassem a ferramenta. De alguma forma além das 200 pessoas, 35 mil outras conseguiram aceder aos testes e How-old.net virou viral para internautas.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: