Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Com realizar "digitação remota"

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Já participei de vários pequenos projetos que se tornaram difíceis de implantas ou foram inviabilizados por em determinado momento ser necessário que alguém digitasse alguma coisa de forma remota. Por exemplo, um painel estatístico onde caso fosse reiniciado era necessário digitar o usuário e senha do proxy para que ele pudesse ter recursos baixados da Internet.

A cada vez que o painel era reiniciado ficava "fora do ar" por horas ou dias até que alguém avisasse ou visse a necessidade do usuário e senha.

Depois de muita pesquisa encontrei a solução: existe uma ferramenta no Linux em que é possível enviar caracteres para qualquer janela em qualquer display, basta identificá-la corretamente e enviar os caracteres pertinentes.

Vamos lá!

Primeiro sempre deixe os pacotes atualizados:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

No meu caso eu tenho o navegador Chromium instalado e é para ele que quero mandar os caracteres, mas você pode usar isso para qualquer outra aplicação, só lembre-se de adaptar meu exemplo à sua necessidade.

Instalar a ferramente XDOTool:

sudo apt-get install xdotool

O comando para enviar caracteres para uma janela é, por exemplo:

DISPLAY=:0 xdotool key --window "$(DISPLAY=:0 xdotool search --class Chromium | head -n 1)" 
u s u a r i o Tab s e n h a KP_Enter

Onde:

DISPLAY=:0 indica que é no display 0 (zero) que espera-se que a janela esteja.

--window indica a janela para qual os caracteres serão enviados e o conjunto "$(DISPLAY=:0 xdotool search --class Chromium | head -n 1)" localiza todas as janelas do Chromium abertas e com head pego a primeira encontrada caso haja mais de uma.

Os caracteres a serem enviados, caso sejam mais de um, devem ser separados por espaço e as teclas especiais do teclado possíveis podem ser encontradas no site List Of Keysms recognised by Xmodmap.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: