Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Banco de Dados de Laudos Periciais de Dispositivos Móveis

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

O que é o SiCReT

É um sistema que visa uma padronização nos laudos Periciais, obtendo dados estatísticos, estruturação dos dados extraídos dos dispositivos móveis em um Banco Dados Relacional, organizado de modo a prover estruturas aptas à aplicação de técnicas e mineração de dados. Tem como destaque a customização para empresas que trabalham com análise Forense de dispositivos móveis, das quais podem ser subdivididos em: extração de características transformando dados brutos em estruturas de dados, interface web para visualização dos resultados obtidos, e, aplicação de técnicas de Mineração de Dados. Facilitando o tratamento e cruzamento de dados originários de diversos dispositivos apreendidos.

Dispositivos Móveis e Coleta de Dados Digitais

A Computação Móvel proporciona a capacidade de mover fisicamente serviços computacionais junto com os usuários, tornando os dispositivos computacionais sempre presentes, permitindo ao ser humano ter acesso aos recursos oferecidos por um sistema computacional independentemente da sua localização.

Os dados podem ser adquiridos através de duas maneiras, podendo ser de forma lógica ou de forma física. Adquirindo os arquivos de forma física, possibilita recuperar arquivos que foram apagados, proporcionando uma melhor análise dos dados.

Uma das principais técnicas forenses é adquirir os dados sem alterar seu conteúdo, deixando o arquivo somente com permissão de leitura, utilizando um equipamento denominado Write Blocker (ou bloqueadores de escrita), do qual gera um código Hash, possibilitando garantir a integridade das provas coletadas por ele, ou passadas para que ele as manipule.

Os dados a serem analisados podem ser adquiridos de diversas maneiras, porém existem instituições especializados em obter dados de dispositivos móveis, sendo dois deles o Cellebrite UFED e o Microsytemation XRY. O instituto Cellebite UFED contempla a totalidade de 7.900 dispositivos suportados, entre eles Smartphones, Tablets, etc. Quando um dispositivo apreendido não é suportado pelo instituto Cellebrite UFED, o aparelho é enviado para o instituto Microsystem XRY, do qual contempla a totalidade de 10.036 dispositivos suportados.

Os instituto de criminalística gera laudos dos quais proporcionam uma melhor analise da ocasião. Os laudos seguem o padrão XML, pois possibilita uma gama de dados, adotando padrões universais definidos pela W3C (World Wide Web Consortium).

Base de Dados

O sistema SiCReT utiliza da padronização da UML para representar soluções para sua base de dados, aplicações para mineração de dados e codificação na linguagem JAVA, possibilitando uma melhor compreensão da organização das informações.

Possibilitando atender as atividades dos peritos, a base de dados abrange as seguintes entidades: laudos, equipamentos, agenda, mensagens, chamadas, peritos, laudos_peritos, reus e arquivos.

Sistema SiCReT

O sistema de informações SiCReT tem como padrão de desenvolvimento o modelo MVC (Model-View-Control) que garante a separação da interface, do controle de fluxo e das regras do projeto, sendo que cada tipo de componente executa um determinado tipo de tarefa. Assim, é possível realizar alterações em cada uma das camadas isoladamente, diminuindo o retrabalho proveniente da necessidade de atualização em aplicações Web.

A segurança de um sistema desenvolvido utilizando a plataforma Java conta com um conjunto de pacotes disponibilizados por frameworks específicos, dentre eles citamos o JSSE (Java Secure Socket Extension) e o JAAS (Java Authentication and Authorization Service).

A estratégia de segurança imposta pelo Java é aumentada pelos recursos de segurança do sistema operacional no qual está sendo executada e reforçada pelo SGBD. Uma aplicação Java com uma estratégia de segurança pode tentar ler um arquivo em específico, mas se o usuário que está executando a aplicação não tiver permissão para o determinado arquivo, a aplicação Java não terá êxito.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: