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Segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Allegro_(biblioteca)) Allegro é uma biblioteca livre de código fonte aberto para o desenvolvimento de video games.

 

O objetivo principal é a independência de plataforma de operação. O mesmo código-fonte, sem tirar nem pôr um único caractere que seja, deve compilar e rodar em todas as plataformas suportadas. Um objetivo de curto prazo é a plataforma 64-bits.

 

O seu principal uso é no escopo da programação de jogos. Atualmente ela possui uma grande comunidade pois além de possuir diversos recursos nativamente (gráficos 2D, 3D com OpenGL, entrada de dados pelo teclado e mouse, RLE-Sprites, exibição de vídeos e controle de som) a API é bastante extensível fazendo que com existam diversos addons disponíveis.

 

A interface pública de acesso da biblioteca é escrita em C, porém há alguns extensores (não-oficiais) para outras linguagem de programação. Internamente seu código fonte é escrito em uma mistura de C, Assembly (drivers i386), C++ e Objective-C.

 

A biblioteca Allegro também possível funções e classes para programação para o iPhone e Android, o que a torna mais atraente ainda para programadores que buscam inovação e novos nichos.

 

O Projeto Fedora é a única distribuição, até então, que mantém a biblioteca Allegro em seus repositórios de pacotes o que torna tudo muito mais fácil tanto na instalação quanto na utilização.

 

Acesse seu Fedora fazendo login com seu usuário habitual, utilize o seguinte comando para tornar-se super usuário:

 

{code}

su -

{/code}

 

 

Certifique-se de ter conexão com a Internet e execute o seguinte comando para iniciar a instalação:

 

{code}

yum install allegro allegro-devel

{/code}

 

 

 

Após a instalação, podemos usar o seguinte código fonte para testá-la:

 

{code}

#include<stdio.h>

#include<stdlib.h>

#include<allegro.h>

 

#define COLOR_BITS 8

 

int inicia(void);

void principal(void);

void finaliza(void);

 

int main (void)

{

if (!inicia())

{

finaliza();

return -1;

}

principal();

finaliza();

return 0;

}

END_OF_MAIN();

 

int inicia (void)

{

allegro_init();

install_keyboard();

set_color_depth(COLOR_BITS);

if (set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT, 800, 600, 0, 0) < 0)

{

printf("Erro ao inicializar o modo gráfico!\n");

return (FALSE);

}

set_palette(desktop_palette);

return (TRUE);

}

 

void principal (void)

{

line(screen, 10, 10, 400, 400, 5);

while (!keypressed());

}

 

void finaliza (void)

{

allegro_exit();

}

{/code}

 

Certifique-se de ter o compilador gcc, caso não tenha você pode instalá-lo usando o comando:

 

{code}

yum install gcc*

{/code}

 

Compile seu programa e em seguida execute-o:

 

{code}

gcc –Wall – lalleg nome_do_programa.c –o nome_do_programa

./nome_do_programa

{/code}

 

Se você obtiver a seguinte tela é que sua instalação é correta e funcional, para sair pressione qualquer tecla:

 

 

Em breve serão colocados tutoriais para ensinar a usar as funções dessa biblioteca.

 

DIVIRTA-SE!