Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 



Se você não quer instalar nenhuma distribuição Linux em seu computador, mas tem vontade de fuçar um pouquinho, basta baixar um LiveCD e inicializar o computador através dele. Com isso é possível explorar o sistema operacional e seus utilitários e aplicativos sem ter o trabalho de realizar uma instalação.

 

 

Agora se você deseja fazer isso, por exemplo, em um netbook será impossível, já que tradicionalmente os netbooks não possuem drive de CD/DVD. Como resolver?

 

 

Podemos ao invés de usar um CD/DVD podemos usar um pen-drive! Criando assim, ao invés de LiveCD um LiveUSB.

 

Para isso vamos precisar de um pen-drive, um programa para copiar a imagem do LiveCD para ele e de uma imagem ISO de LiveCD. Para tudo irei considerar a distribuição Fedora.

 

 

Comece baixando o Live USB Creator em https://fedorahosted.org/liveusb-creator/, também há uma cópia para download em http://www.seucurso.com.br/downloads/liveusb-creator-3.11.7-setup.exe

 

 

Clique duas vezes sobre o arquivo baixado para instalá-lo:

 

 

 

 

Selecione onde você deseja instalar o programa e clique no botão Install e aguarde:

 

 

 

 

Clique no botão Não, pois ainda precisaremos baixar a imagem do LiveCD:

 

 

 

 

Para terminar, clique no botão Close.

 

 

Agora vá até http://spins.fedoraproject.org/, encontre o spin que mais lhe agradar e faça download dele. No meu caso escolhi o spin KDE:

 

 

 

 

 

Feito o download insira seu pen drive na porta USB de seu computador e execute o LiveUSB Creator. Lembre-se: você perderá todos os arquivos do pen drive, sendo assim recomenda-se fortemente realizar uma cópia de segurança de todos eles antes de continuar!

 

 

 

 

 

Clique no botão Browse, encontre o arquivo ISO do spin que você baixou e clique no botão Abrir:

 

 

 

 

Selecione a quantidade de megabytes que estarão disponíveis para armazenamento de arquivos pessoais, instalações e etc. arrastando a barra de Persistent Storage:

 

 

 

 

 

Para iniciar a instalação do Fedora no pen drive clique no botão Create Live USB e aguarde:

 

 

 

 

Depois de concluída a instalação basta configurar seu computador para dar boot pelo pen drive (nos computadores mais atuais basta pressionar F8 durante a inicialização).

 

 

Em vários testes essas distribuições Live mostraram-se excelentes e versáteis. É possível usar rede e Internet sem problemas na maioria dos computadores inclusive efetuar instalações via yum.

 

 

BOA DIVERSÃO!