Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Introdução ao KL25Z

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Introdução

A placa Freescale Freedom FRDM-KL25Z é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações de baixo custo e com baixo consumo de energia. Essa placa possui pinout Arduino, permitindo o acesso aos pinos do microcontrolador e o uso de shields presentes no mercado.

Neste artigo falarei um pouco sobre os recursos disponíveis nesta placa bem como sobre seu ambiente de desenvolvimento.

 

O hardware da placa

O microcontrolador presente nesta placa é o MKL25Z128VLK4. Ela possui 128 KB de memória flash, 16 KB de memória SRAM, USB OTG (FS) e opera a até 48 MHz.

Os recursos integrados, como mostrado na Figura1, são:

· Touch Slider capacitivo

· LED RGB

· Acelerômetro 3D

· Conectores de expansão Arduino R3

 

Figura 01 - FRDM-KL25Z

Ligando a FRDM-KL25Z ao PC

Como mostra a figura2, há duas portas USB para ligação: uma denominada USB SDA e outra USB KL25Z. A porta USB SDA é a interface usada para receber o código desenvolvido.

Figura 02

Para fazer a ligação é necessário um cabo com uma extremidade padrão A e a outra extremidade com padrão mini-B.

Figura 03 – Padrão USB tipo mini-B

Conecte a ponta USB no computador, segure o botão de reset pressionado e plugue o padrão mini-B na porta USB SDA. Pressionar o reset será necessário uma única vez. Assim que fizer a ligação surgirá um flash-drive junto aos demais dispositivos do seu computador chamado BOOTLOADER.

 

Figura 04 – BOOTLOADER

Primeiramente é necessário atualizar o firmware. Para isso acesse o link: https://developer.mbed.org/handbook/Firmware-FRDM-KL25Z e faça download do arquivo 20140530_k20dx128_kl25z_if_opensda. Descompacte e copie o arquivo 20140530_k20dx128_kl25z_if_opensda.s19 para o BOOTLOADER. Desconecte e reconecte o USB da placa sem pressionar o botão de RESET. Surgirá um flash-drive chamado MBED.

Figura 05 – Flash-drive MBED

Pronto, sua placa está configurada e pronta para utilização.

 

O ambiente de desenvolvimento

O ambiente de desenvolvimento para a FRDM-KL25Z é o MBED. Ele é um ambiente de desenvolvimento todo baseado em computação na nuvem (editor, compilador, projetos), cujo objetivo principal é oferecer um ambiente de prototipagem rápida. O desenvolvimento é todo baseado em bibliotecas disponibilizadas pelo projeto MBED.

Para utilizar o ambiente é necessário criar uma conta. Para isso acesse o site: https://developer.mbed.org/ e clique na opção Log In/Signup.

 

Figura 06 – site para desenvolvimento das aplicações

 

E depois crie a conta clicando em mbed, como mostra a figura 07.

Figura 07 – Como criar a conta

 

Na tela seguinte, clique em No, I haven´t created na account before, como mostra a figura 08.

 

Figura 08

Preencha os dados solicitados e habilite a opção I agree to ARM´s Terms and Conditions. Você será redirecionado para o site https://developer.mbed.org e você já estará logado. Clique em Get started.

 

Figura 09

 

Para começar a codificar, clique na opção Compiler, que se encontra na parte superior a direita. Você foi redirecionado para o Workspace de desenvolvimento do MBED.

Agora você pode selecionar ou alterar o dispositivo a ser programado em “Select Plataform” . Caso não exista nenhum hardware (No device selected), e não haverá, selecione clicando no canto superior direito, como mostra a figura 10.

 

Figura 10

O próximo passo é clicar em Add Plataform.

Figura 11 – Adicionando a plataforma

 

Serão exibidas TODAS as plataformas aos quais o MBED dá suporte. Selecione FRDM- KL25Z.

Figura 12 – selecionando a FRDM-KL25Z

 

Ocorrerá o redirecionamento para um link contendo os dados da plataforma selecionada. Basta clicar em Add to MBED complile para continuar.

Atualize a página do Workspace. O dispositivo FRDM-KL25Z, foi adicionado.

Figura 13

 

Primeiro Exemplo

A linguagem de programação é o C\C++. Para criar um programa, clique no menu New -> New Program.

Figura 14 – criando um programa

 

Como um primeiro exemplo, vamos usar um pronto que o MBED tem, o clássico Hello World. Se preferir troque o nome do programa.

Figura 15

 

Note que a biblioteca MBED já foi importada e um arquivo main.cpp já codificado.

Figura 16

 

#include "mbed.h"

DigitalOut myled(LED1);

int main() {

while(1) {

myled = 1; //desliga

wait(0.2);

myled = 0; //liga

wait(0.2);     }

}


O código acima faz a declaração de uma variável chamada myled que usa o LED embutido na placa, por isso é do tipo DigitalOut. LED1 faz referencia ao LED de cor vermelha. Quando myled recebe 1, significa apagado e 0 aceso. O comando wait(0.2) faz com que o led fique apagado por 0.2s e depois aceso por 0.2s. A estrutura de repetição while(1) é para que o código fique rodando infinitamente.

Agora é só compilar o código e um arquivo .bin será gerado na pasta downloads. Copie este arquivo para o flash-drive do MBED desconecte e reconecte o cabo USB e veja o resultado.

 

You are here: