Imprimir
Categoria: C / C++
Acessos: 1183

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

Existem muitas IDEs (Integrated Development Environment) para programar aplicações para Windows que já disponibilizam componentes para interface do ambiente gráfico, mas se você gosta da linguagem C no geral e gosta de “escovar bits” você pode usar o Dev-C++ e criar suas próprias janelas.

 

Uma vantagem disso é que o mesmo código fonte a ser utilizado no Windows também poderá ser recompilado e utilizado no Linux! Ou seja, o melhor dos dois mundos: usar o Windows, já bem conhecido e dominado, para aprender a programar aplicações com interfaces gráficas para Linux.

 

Para começar você já deve ter o Dev-C++ instalado, caso não tenha procure em www.bloodshed.net/devcpp.html.

 

Baixe o pacote de desenvolvimento do GTK+ para o Dev-C++  a partir de http://gtk.alkia.org/index.php, você irá precisar do pacote para o Dev-C++ e do runtime. Também há também uma cópia do pacote em http://www.seucurso.com.br/downloads/ gtk_dev_2.12.12.zip e do runtime em http://www.seucurso.com.br/downloads/gtk-2_12_12-runtime.zip

 

Descompacte o runtime e execute a instalação:

 

 

Selecione a linguagem que mais lhe agradar e clique no botão OK:

 

 

Na tela de boas vindas clique no botão Next:

 

 

Escolha o local de instalação ou deixe o padrão, clique no botão Next:

 

 

Escolha o nome do grupo de ícones a ser criado no menu iniciar do Windows ou deixe o padrão, clique no botão Next:

 

 

Clique no botão Install para iniciar a instalação:

 

 

Ao final da instalação clique no botão Finish.

 

Descompacte o arquivo do pacote de desenvolvimento.

 

Vamos então instalar o pacote de desenvolvimento do GTK+ no Dev-C++. Vá até o menu Tool e clique sobre a opção Package Manager:

 

 

A seguinte janela deverá ser aberta:

 

 

Clique no botão Install:

 

 

Selecione o arquivo com o pacote de desenvolvimento e clique no botão Abrir:

 

 

Na tela de boas vindas clique no botão Next:

 

 

Leia os termos de licença e clique no botão Install:

 

 

Aguarde a instalação concluir e clique no botão Finish:

 

 

Você verá o pacote instalado:

 

 

Feche a janela do Package Manager, precisamos efetuar algumas configurações:

 

Vá novamente ao menu Tools e clique sobre a opção Compiler Options:

 

 

Selecione a aba Diretories e em seguida a sub-aba C Includes:

 

 

Adicione os seguintes diretórios (verifique o endereço da sua instalação do Dev-C++):

 

{code}

C:\Dev-Cpp\include\gtk-2.0

C:\ Dev-Cpp\include\atk-1.0

C:\ Dev-Cpp\include\cairo

C:\Dev-Cpp\include\pango-1.0

C:\ Dev-Cpp\include\glib-2.0

C:\ Dev-Cpp\lib\gtk-2.0\include

C:\ Dev-Cpp\lib\glib-2.0\include

{/code}

 

Faça o mesmo na guia C++ Includes.

 

Na aba Compiler, marque a opção “Add the following commands when calling compiler” e na caixa de texto coloque:

 

{code}

-mms-bitfields

{/code}

 

 

Marque também a opção “Add these commands to the linker command line” e na caixa de texto coloque:

 

{code}

-lgtk-win32-2.0 -lgdk-win32-2.0 -limm32 -lshell32 -lole32 -latk-1.0 -lgdk_pixbuf-2.0 -lpangocairo-1.0 -lcairo -lpangoft2-1.0 -lpangowin32-1.0 -lgdi32 -lpango-1.0 -lm -lgobject-2.0 -lgmodule-2.0 -lglib-2.0 -lintl -lfreetype -lzdll -lfontconfig -lpng13

{/code}

 

 

Pronto!

 

Vamos testar, abra um novo projeto vazio e abra um novo arquivo de fonte e tente o seguinte código:

 

{code}

#include<gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)

{

GtkWidget *janela;

gtk_init(&argc, &argv);

janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);

gtk_window_set_title(GTK_WINDOW (janela), "Hello Word!!!");

gtk_widget_show(janela);

gtk_main();

return 0;

}

{/code}

 

Para que seu programa rode você precisará de uma série de DLLs na mesma pasta do seu projeto, sendo elas:

 

{code}

iconv.dll

intl.dll

libatk-1.0-0.dll

libcairo-2.dll

libgdk_pixbuf-2.0-0.dll

libgdk-win32-2.0-0.dll

libglib-2.0-0.dll

libgmodule-2.0-0.dll

libgobject-2.0-0.dll

libgtk-win32-2.0-0.dll

libpango-1.0-0.dll

libpangocairo-1.0-0.dll

libpangowin32-1.0-0.dll

libpng13.dll

{/code}

 

 

Você poderá copiá-las do local da instalação do runtime que fizemos no início do tutorial. Se você deixou o local padrão ele deverá ser C:\Program Files (x86)\Common Files\GTK\2.0

 

Outra solução, talvez mais prática, é colocar o caminho do runtime na variável de ambiente PATH do seu Windows.

 

O resultado final: