Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Mais do que apenas competência técnica

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 

Nós crescemos sendo ensinados que para sermos alguém na vida, a gente precisa ter uma profissão e algum conhecimento prático e teórico sobre algum assunto, não é?

Mas, essa visão ela fica mais ampla quando entramos na vida profissional. Vemos que não basta ter algum conhecimento mais técnico sobre alguma coisa, na nossa vida profissional, construimos relações e acabamos desenvolvendo técnicas que vão mais além do que já citei.

Temos que conviver com pessoas, o que acaba aguçando nossa sensibilidade. Conseguimos perceber se alguém está bem ou não apenas olhando, após algum tempo de convivência profissional. Com essa sensibilidade conseguimos também descobrir os interesses e as necessidades do outro, conseguimos também lidar com as diferenças, que é algo MUITO difícil dentro de uma empresa.

Pode parecer que isso seja somente dever de pessoas que têm cargo de liderança, mas não, é algo que as empresas de hoje em dia prezam muito em TODOS os funcionários. Desde a faxineira até o presidente.

Os profissionais que são mais bem-sucedidos possuem todas essas "técnicas" na bagagem. No meu caso, é meio parecido. Claro que não sou bem-sucedido (ainda), mas como sempre cito, sou supervisor de mais de 80 funcionários. Um diferente do outro.

Tenho um gênio forte e meu maior problema é conseguir lidar com essas diferenças bruscas de humor de cada um. Enquanto um é doce e calmo, o outro é estourado. Qualquer palavra é motivo pra estourar e querer te esganar.

De que adianta vc dominar um assunto, mas chegar ao topo da empresa sem saber lidar com pessoas, que assim como vc, tem altos e baixos, mudanças bruscas de humor...?

Não precisa também ir correndo fazer um mini-curso de psicologia pra poder aprender a "ler a mente" das pessoas e conseguir ser o presidente da empresa em 1 semana. Mas você deve estar preparado. Sua carreira pode deslanchar em pouquíssimo tempo, e vc deve estar preparado.

Se a empresa te colocar num cargo de importância e vc não conseguir lidar com os seus "subalternos", ela pode muito bem te tirar desse cargo que vc tanto almejava. Pense bem em como você mesmo é e trate os outros como vc gostaria de ser tratado.

 

Pense nisso...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: