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Primeiro instale o o ARToolKit:
1. Baixe de http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/download/, há também uma cópia para download em http://www.seucurso.com.br/downloads/ARToolKit-2.72.1-bin-win32.zip;
2. Descompacte em algum lugar onde você possa acessá-lo facilmente depois;
3. A estrutura de pastas e arquivos deverá ser parecida com a imagem abaixo:



Das pastas e arquivos criados na instalação, temos a pasta principal com o código fonte em Microsoft Visual Studio C++. Na pasta bin temos os programas compilados. Na pasta examples temos vários exemplos de utilização do ARToolKit. Em patterns temos vários símbolos para utilização nos exemplos.

As demais contém o código fonte de todos os módulos do ARToolKit.

Agora vamos criar nosso símbolo de realidade aumentada, duas dicas de muito importância:
1. Coloque sempre uma borda bem grossa para delimitar o desenho;
2. Não use desenhos simétricos, isso dificultaria na detecção de movimentos, como por exemplo, rotação;
 
Abaixo um exemplo para símbolo:



Agora, para configurar o símbolo atrelando-o a um objeto VRML 3D vamos seguir os seguintes passos:

1. Encontre o arquivo mk_patt.exe dentro da pasta bin e execute-o;
2. Quando solicitado o arquivo de parâmetros para a câmera dê ENTER (manter o padrão);



3. Configure a taxa de quadros, compactação e tamanho da imagem para a que mais lhe agrada, ou simplesmente deixe tudo com os valores padrão e clique no botão OK;



4. Apresente seu símbolo de RA para câmera;
5. Note que em volta da borda do símbolo o mk_patt.exe coloca outra borda metade vermelha e metade verde;
6. Sabe-se que o símbolo será reconhecido quando essa borda está corretamente apresentada em volta do símbolo;



7. Após o correto posicionamento do símbolo para a câmera clique sobre a imagem, ela irá congelar;
8. Na janela console será solicitado um nome de arquivo, vamos tentar unicamp.dat, por exemplo;
9. Feito isso feche todas as janelas do mk_patt.exe;



10. O arquivo unicamp.dat ficará gravado na pasta bin do ARToolKit;
11. Mova-o para a pasta data que também está dentro da pasta bin;
12. Dentro da pasta data deve existir um arquivo chamado wrl_data, abra-o no Bloco de Notas;



13. Nas primeira linhas linhas:

                #the number of patterns to be recognized
                1

               Altere o número 1 para 2, ou seja, neste arquivo haverá dois padrões a serem reconhecidos;
14. Abaixo do padrão 1 vamos inserir o nosso padrão;
                Para o arquivo de objeto 3D VRML iremos usar um pré-existente na basta Wrl, que também fica dentro da pasta bin;

                #pattern 2
                VRML Wrl/snoman.dat
                Data/unicamp.dat
                80.0
                0.0 0.0

                Salve e feche;



15. Na pasta Wrl temos os arquivos com os objetos virtuais feitos em VRML. No nosso caso usaremos o snoman:
16. No arquivo snoman.dat  temos as configurações para a demonstração dos objetos virtuais do arquivo snoman.wrl:



17. No arquivo snoman.wrl temos o projeto dos objetos virtuais feitos em VRML:



18. Feitos todos esse procedimentos, basta efetuarmos o teste final:
19. Execute o arquivo simpleVRML.exe da pasta bin;
20. Faça as configurações que desejar para o uso da sua câmera e clique no botão OK;



21. Obtendo imagem ao vivo da sua câmera, apresente o seu símbolo de realidade aumentada e veja o resultado: um homem de neve;



Agora é com você!
22. Crie um novo símbolo;
23. Crie um novo objeto virtual em VRML;
24. Faça todas as configurações e teste o ARToolKit para esse novo conjunto;