Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

Você pode ligar um módulo GPS ao seu computador com Windows e desenvolver aplicações diversas ou mesmo usar aplicações existentes para obter e tratar os dados recebidos por ele. Se tiver um notebook dá para você perambular por aí capturando sua posição global.

 

Para isso você precisará no mínimo de:

 

01 cabo USB comum, desses que se liga o computador à impressora;

01 conversor USB-Serial;

01 pedaço de aproximadamente 20 cm de cabo com duas vias;

01 conector DB-9 (serial);

01 módulo GPS;

 

Para alimentar o módulo usei a energia da própria porta USB que fornece 5V, para isso desencapei o cabo USB e, com muito cuidado,  liguei o pino 5V Vcc do módulo GPS ao fio de 5V do USB e fiz o mesmo para o pino GND (Terra), ligando-o ao GND do cabo USB. Fiz isso usando um pedaço de cabo auxiliar para me dar mais liberdade de movimentação do módulo:

 

 


 

 

Em seguida liguei o pino serial input (RX) do módulo GPS ao pino 3 (TX – output) do conector serial e o pino serial output (TX) do módulo ao pino 2 (RX – input) do conector serial. Também é necessário ligar o GND do cabo USB ao pino 5 (GND) do conector serial:

 

 


 

 


 

 

Com tudo devidamente isolado, basta conectar o cabo USB ao conversor USB-Serial pelo lado USB e o conector serial ligado do módulo GPS também ao conversor pelo lado serial:

 

 


 

 


 

 

Antes de qualquer coisa revise cuidadosamente as ligações para evitar que você queime a porta USB do computador.

 

Para testar, basta conectar em uma porta serial do computador. Instale o conversor USB-Serial devidamente e verifique se o módulo GPS também está ativo corretamente (LED indicador de atividade).

 

Vá ao gerenciador de dispositivos e verifique em qual porta COM seu conversor USB-Serial foi instalado.

 

Para ver os dados do GPS você pode usar um cliente como o PuTTY, atente-se apenas para a velocidade de comunicação, que pode depender do módulo GPS que estiver usando, no caso do meu a taxa de transferência é de 4800 bauds:

 

 


 

 


 

 

Para saber um pouco mais sobre as strings NMEA transmitidas pelo GPS veja o tutorial em http://www.seucurso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=131:lendo-dados-de-um-modulo-gps-no-arduino&catid=901:arduino&Itemid=65

 

Também é possível usar um software mais amigável, como o VisualGPS, disponível em http://www.visualgps.net/visualgps/Download/Download.html: