Seu Curso

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Usando sensor de obstáculos no Arduino

Imprimir
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

 

O sensor SHARP GP2Y0D810Z0F é um sensor detector de obstáculos baseado em distância. Ele detecta qualquer objeto que esteja a pelo menos 10 centímetro de distância do sensor usando emissão de luz infravermelha. Existem outros modelos desse mesmo sensor que detectam obstáculo a distâncias diversas, maiores que 10cm e menores também.

 

Quando “percebe” um obstáculo a 10 centímetro, ou menos, de distância coloca o pino de saída em nível lógico baixo (LOW), caso contrário, mantém o pino de saída como nível lógico alto (HIGH).

Com ele é possível desenvolver várias aplicações como detectar objetos sem toque, alternativa a interrupção de feixe, controle de cronometragem entre infinitas possibilidade.

Usar um sensor como esse, já montado em uma placa com todos os componentes necessários, como é possível encontrar para compra na Internet, no Arduino é a coisa mais fácil do mundo!

Fixe seu sensor em uma placa de ensaio (proto-board) e identifique os seus pinos:

 

Ligue o pino VIN ao pino 5V o pino GND ao GND do Arduino. O pino OUT você pode liga-lo ao pino 3, para executar o exemplo abaixo:


 
void setup() { 
pinMode(3,INPUT);
pinMode(13, OUTPUT); 
}
 
void loop() {
if(digitalRead(3)==LOW)
digitalWrite(13, HIGH);
else
digitalWrite(13, LOW);
}

 

Com esse código ligamos o LED do pino 13 (existente na placa do Arduino) quando um objeto é detectado na frente do sensor, caso contrário, o LED permanecerá apagado. Simples assim!

Abaixo todos os componentes em uma placa de ensaio:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

You are here: